Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N5L6N
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miria Gomes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Santuza Amorim da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Carmem Lucia Eitererpt_BR
dc.creatorInacio da Ressurreicao Mamboma Luembapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:59:27Z-
dc.date.available2019-08-13T00:59:27Z-
dc.date.issued2014-06-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N5L6N-
dc.description.abstractThe theme "Academic Literacy and learning strategies" research seeks to investigate the practices of academic literacy course in Law, Faculty of Law, University November 11 FDUON through discourse analysis of students of the 3rd year, ie in the sense of unravel the learning strategies developed by these students, given their training objectives. In other words, the practices of reading and writing that fill the field of law, with its own specificities and complexities in linguistic and epistemic terms, our research seeks, among other things, to understand the strategies of learning undertaken by students FDUON understanding of legal texts. The research in question claims of theoretical contributions arising mainly from discourse theories and studies on academic literacy, so the questionnaire and the focus group are the instruments to collect data on the same poll. Around the work, we can see that the course of law, as it brings the legal FDUON of student learning is presented as a context of constructing subjectivity of these same subjects, a process that takes place through language ; one can also see that the epistemological issues and the language system of law significantly interfere in the legal literacy of students FDUON process, so that fact, coupled with the scarcity and other problems inherent in the bibliography; the lack of a teaching methodology that consecrate more practice; and limitations noted by some teachers FDUON in the performance of their teaching duties, has provided the difficulties of inserting these subjects around the law school. On the other, around the work, we can see that the Law taught students of FDUON appears more Eurocentric and less geared to the realities that characterize the African culture of these subjects. Given these circumstances they experience before law school, these individuals resort to multiple learning strategies, ie in the sense of taking the same course. These strategies are, first, reading and, secondly, the use and handling of legislative codes, as one can also notice around the work.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa subordinada ao tema Letramento Acadêmico e estratégias de aprendizagem procura investigar as práticas de letramento acadêmico do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade 11 de Novembro FDUON através da análise do discurso dos alunos do 3º ano, isto no sentido de desvendar as estratégias de aprendizagem desenvolvidas por esses alunos, tendo em vista os seus objetivos formativos. Dito de outro modo, as práticas de leitura e escrita que preenchem o campo do Direito, apresentando suas próprias especificidades e complexidades em termos linguísticos e epistêmicos, nossa pesquisa procura, dentre outros aspectos, compreender as estratégias de aprendizagem levadas a cabo pelos alunos da FDUON na compreensão dos textos jurídicos. A pesquisa em questão se sustenta dos aportes teóricos advindos, principalmente, das teorias do discurso e dos estudos sobre o letramento acadêmico, pelo que o questionário e o grupo focal constituem os instrumentos de coleta de dados diante da mesma pesquisa. Em torno do trabalho desenvolvido, se pode perceber que o curso de Direito, na medida em que ocasiona as aprendizagens jurídicas dos alunos da FDUON, se apresenta como um contexto de construção da subjetividade desses mesmos sujeitos, um processo que se dá por meio da linguagem; também se pode perceber que as questões epistemológicas e o sistema de linguagem do Direito interferem significativamente no processo de letramento jurídico dos alunos da FDUON, pelo que tal facto, associado à escassez e outros problemas inerentes ao material bibliográfico; à falta de uma metodologia de ensino que consagrasse mais exercícios práticos; e às limitações verificadas por parte de alguns professores da FDUON no exercício das suas tarefas docentes, tem propiciado as dificuldades de inserção desses sujeitos em torno do curso de Direito. Por outro, em torno do trabalho realizado, se pode perceber que o Direito ensinado aos alunos da FDUON se apresenta mais eurocêntrico e menos voltado às realidades que caracterizam a cultura africana desses sujeitos. Perante essas circunstâncias por que passam diante do curso de Direito, esses sujeitos recorrem às várias estratégias de aprendizagem, isto no sentido de fazerem face ao mesmo curso. Essas estratégias são, por um lado, de leitura e, por outro, de uso e manuseamento dos códigos legislativos, como se pode também perceber em torno do trabalho desenvolvido.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento jurídicopt_BR
dc.subject.otherEducação  Angolapt_BR
dc.subject.otherLinguagem e educação  pt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem  Metodologiapt_BR
dc.subject.otherDireito Estudo e ensino pt_BR
dc.titleLetramento acadêmico e estratégias de aprendizagem: linguagem e discurso na formação dos alunos de Direito na Faculdade de Direito da Universidade 11 de Novembro, Cabinda - Angolapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
em_pdf__ltimas_pondera__es.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.