Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9P4HTW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Metodologias de ensino aplicadas no curso de Enfemagem-impacto no cuidar
Autor(es): Eloisa de Fatima Miranda
primer Tutor: Selme Silqueira de Matos
primer miembro del tribunal : Isabela Silva Cancio Velloso
Resumen: Historicamente, os modelos de educação dos profissionais da saúde, fragmentam o saber, dissociam a teoria da prática e difundem amplamente as metodologias tradicionais de ensino- aprendizagem. O despreparo dos profissionais para atuarem no mercado de trabalho é refletido pela dissociação entre a formação e a realidade profissional. A partir do final de século XX, o campo da educação na área da saúde esteve marcado por mudanças transformadoras, com bases sólidas no método educacional de Paulo Freire. O grande desafio é através de novas propostas nas práticas educativas em saúde e no desenvolvimento da relação dialógica entre aluno e professor, formar profissionais que superem o domínio teórico-prático exigido pelo mercado de trabalho e tornem-se agentes inovadores e transformadores da realidade, inseridos e valorizados no mundo do trabalho. A educação e as metodologias de ensino- aprendizagem deve ser focada no desenvolvimento de competências e atitudes críticas, integradas ao conhecimento técnicocientífico do profissional. Para serem bem sucedidos os educadores devem ter conhecimento e serem competentes, imaginativos, flexíveis, capazes de empregar métodos de ensino e mostrar sólidas habilidades comunicativas. Esta é uma revisão integrativa da literatura que tem por objetivo identificar como as metodologias de ensino no curso de Enfermagem impactam no cuidar desse profissional. O levantamento bibliográfico inclui publicações nacionais, no período de 2007 a 2013. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF e biblioteca eletrônica SCIELO. Foram selecionados 47 artigos e os resultados e análises mostraram algumas tendências pedagógicas adotadas pela Enfermagem brasileira, destacando-se a metodologia ativa e a metodologia da problematização. A análise também aponta para a utilização de metodologias participativas e inovadoras como estratégia de ensino-aprendizagem como simulação, teatro, estudo de caso, metodologia digital e outros. A falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica foi evidenciada, pois somente dois artigos da amostra relataram Freire como referencial de inovação dos métodos pedagógicos.
Abstract: Historically, the models of education of health professionals, fragment the know, dissociate the theory of practice and disseminate widely the traditional teaching and learning methodologies. The unpreparedness of the professionals to work in the labour market is reflected by the dissociation between training and professional reality. From the end of the 20th century, the field of education in the area of health was marked by transformative changes, with solid foundations in education method of Paulo Freire. The big challenge is through new proposals on educational practices in health and in the development of dialogical relationship between student and teacher, form professionals who exceed the theoretical-practical domain required by the labour market and become innovative agents and processors of reality, inserted and recovered in the world of work. Education and teaching-learning methodologies should be focused on developing skills and critical attitudes, integrated with technical and scientific knowledge of the professional. To be successful educators must be aware and be imaginative, flexible, competent, capable of employing teaching methods and show solid communication skills. This is an integrative literature review which aims to identify how the teaching methodologies in nursing degree impact on care for this professional. The bibliographic survey includes national publications for the period from 2007 to 2013. It was verified the databases BDENF, LILACS and electronic library SCIELO. 47 articles were selected and the results and analysis showed some pedagogical trends adopted by Brazilian nursing, highlighting the active and methodology the methodology of problematization. The analysis also points to the use of participatory methodologies and innovative teaching-learning strategy as simulation, theatre, case study, digital and other methodology. The lack of theoretical references to plan the educational action was evidenced, for only two articles of the sample reported Freire as a benchmark for innovation teaching methods.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9P4HTW
Fecha del documento: 21-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_eloisa_finalizado.pdf366.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.