Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9P4HTW
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dc.contributor.advisor1Selme Silqueira de Matospt_BR
dc.contributor.referee1Isabela Silva Cancio Vellosopt_BR
dc.creatorEloisa de Fatima Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T04:15:29Z-
dc.date.available2019-08-14T04:15:29Z-
dc.date.issued2014-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9P4HTW-
dc.description.abstractHistorically, the models of education of health professionals, fragment the know, dissociate the theory of practice and disseminate widely the traditional teaching and learning methodologies. The unpreparedness of the professionals to work in the labour market is reflected by the dissociation between training and professional reality. From the end of the 20th century, the field of education in the area of health was marked by transformative changes, with solid foundations in education method of Paulo Freire. The big challenge is through new proposals on educational practices in health and in the development of dialogical relationship between student and teacher, form professionals who exceed the theoretical-practical domain required by the labour market and become innovative agents and processors of reality, inserted and recovered in the world of work. Education and teaching-learning methodologies should be focused on developing skills and critical attitudes, integrated with technical and scientific knowledge of the professional. To be successful educators must be aware and be imaginative, flexible, competent, capable of employing teaching methods and show solid communication skills. This is an integrative literature review which aims to identify how the teaching methodologies in nursing degree impact on care for this professional. The bibliographic survey includes national publications for the period from 2007 to 2013. It was verified the databases BDENF, LILACS and electronic library SCIELO. 47 articles were selected and the results and analysis showed some pedagogical trends adopted by Brazilian nursing, highlighting the active and methodology the methodology of problematization. The analysis also points to the use of participatory methodologies and innovative teaching-learning strategy as simulation, theatre, case study, digital and other methodology. The lack of theoretical references to plan the educational action was evidenced, for only two articles of the sample reported Freire as a benchmark for innovation teaching methods.pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, os modelos de educação dos profissionais da saúde, fragmentam o saber, dissociam a teoria da prática e difundem amplamente as metodologias tradicionais de ensino- aprendizagem. O despreparo dos profissionais para atuarem no mercado de trabalho é refletido pela dissociação entre a formação e a realidade profissional. A partir do final de século XX, o campo da educação na área da saúde esteve marcado por mudanças transformadoras, com bases sólidas no método educacional de Paulo Freire. O grande desafio é através de novas propostas nas práticas educativas em saúde e no desenvolvimento da relação dialógica entre aluno e professor, formar profissionais que superem o domínio teórico-prático exigido pelo mercado de trabalho e tornem-se agentes inovadores e transformadores da realidade, inseridos e valorizados no mundo do trabalho. A educação e as metodologias de ensino- aprendizagem deve ser focada no desenvolvimento de competências e atitudes críticas, integradas ao conhecimento técnicocientífico do profissional. Para serem bem sucedidos os educadores devem ter conhecimento e serem competentes, imaginativos, flexíveis, capazes de empregar métodos de ensino e mostrar sólidas habilidades comunicativas. Esta é uma revisão integrativa da literatura que tem por objetivo identificar como as metodologias de ensino no curso de Enfermagem impactam no cuidar desse profissional. O levantamento bibliográfico inclui publicações nacionais, no período de 2007 a 2013. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF e biblioteca eletrônica SCIELO. Foram selecionados 47 artigos e os resultados e análises mostraram algumas tendências pedagógicas adotadas pela Enfermagem brasileira, destacando-se a metodologia ativa e a metodologia da problematização. A análise também aponta para a utilização de metodologias participativas e inovadoras como estratégia de ensino-aprendizagem como simulação, teatro, estudo de caso, metodologia digital e outros. A falta de referenciais teóricos para planejar a ação pedagógica foi evidenciada, pois somente dois artigos da amostra relataram Freire como referencial de inovação dos métodos pedagógicos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleMetodologias de ensino aplicadas no curso de Enfemagem-impacto no cuidarpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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