Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMHK8
Type: Monografias de Especialização
Title: Sistema de informações para recursos humanos como ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento : o caso da superintendência de recursos humanos da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais
Authors: Bruno de Castro Santos
First Advisor: Mario Lucio Caixeta
First Referee: Jorge Tadeu de Ramos Neves
Abstract: As organizações contemporâneas passaram a perceber que a chave para a competitividade se encontra no desenvolvimento do seu capital humano e na implementação de uma gestão voltada para o conhecimento. Portanto o correto dimensionamento da força de trabalho possibilita que este pilar da organização seja dimensionado para atender as suas necessidades bem como passa a ser uma ferramenta da gestão do conhecimento. Sendo assim, foi desenvolvido um sistema estratégico de informações pela Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais com o objetivo de processar coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações que possibilitassem a gestão do seu capital humano. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva utilizando o processo de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica os conceitos relativos à gestão do conhecimento, sistemas de informação, gestão estratégica da informação e processos decisórios foram estudados com o objetivo de nortear a análise sobre a eficácia do sistema de informações em estudo. Já o estudo de caso, oferece suporte para analisar o potencial do uso desta ferramenta para subsidiar a tomada de decisão no processo de gestão do capital humano da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais e dá uma resposta sobre o seu uso estratégico na implantação de uma gestão do conhecimento em organizações públicas.
Abstract: Contemporary organizations have come to realize that the key to competitiveness lies in the development of its human capital and implementing a knowledgeoriented management. Therefore the correct sizing of the workforce makes it possible for this pillar of the organization be scaled to meet its needs as well as becomes a tool of knowledge management. Then, was developed a strategic information system by the Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais with the aim to process, collect, retrieve, store and distribute information that could allow the management its human capital. For the development of this work was conducted a descriptive research using the process of bibliographical research and case study. On bibliographical research, concepts related to knowledge management, information systems, strategic management of information and decision-making processes have been studied in order to guide the analysis of the effectiveness of the system of information on study. On the other hand, the case study, provides parsing support for the potential of the use of this tool to support decision-making in the process of human capital management of the Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais could become a strategic tool for the implementation of a knowledge management in public organizations.
Subject: Gestão do conhecimento  
Processo decisório  
Recursos humanos  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMHK8
Issue Date: 30-Sep-2014
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.