Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPMRQ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Tecnologias da informação e comunicação e educação: contradições na teoria e na prática no contexto da sociedade capitalista contemporânea |
Autor(es): | Ana Paula Batista de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Antonio Julio de Menezes Neto |
Primeiro Coorientador: | Rosilene Horta Tavares |
Primeiro membro da banca : | Suzana dos Santos Gomes |
Segundo membro da banca: | Maria Rita Sales Neto de Oliveira |
Resumo: | Esse estudo constitui-se em uma análise teórica e prática sobre o tema Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação no contexto da sociedade capitalista contemporânea. Na prática, realizamos as análises dos desdobramentos do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente, que compôs o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência - UFMG) articulado com as análises teóricas realizadas. O objetivo geral desta pesquisa, que ora apresentamos seus resultados, foi o de desvelar as intencionalidades políticas e econômicas de uso das TIC na sociedade capitalista contemporânea, na educação; sobretudo analisar como a tecnologia vem sendo apropriada por grupos e classes sociais dominantes; e a importância da educação e das TIC para o capitalismo; contextualizar os diferentes elementos que as compõe, enfatizando o trabalho e a formação docente; e compreender o processo formativo dos licenciandos da UFMG dentro do projeto analisado. Apresentamos uma análise sobre usos contraditórios das tecnologias. Por um lado, sua apropriação pelo sistema capitalista, contribuindo para acumulação de capital. Por outro lado, suas possibilidades emancipadoras na sociedade e na educação. Parafraseando István Mészáros, consideramos que haja possibilidades de uso das TIC para além do Capital. Adotamos, na pesquisa qualitativa, um levantamento bibliográfico a partir de referências que conceituam e analisam a técnica, a tecnologia e a educação na contemporaneidade. Para os dados quantitativos utilizamos o questionário como ferramenta metodológica, e a análise das avaliações e autoavaliações dos cursistas da disciplina optativa: Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação: Teorias e Práticas, disciplina que compôs, como elemento norteador, o projeto citado. Através da pesquisa realizada, confirmamos o predomínio da contradição das TIC tanto no plano teórico, quanto na prática. |
Abstract: | This study constitutes in a theoretical and practice analysis about the subject Information and Communication Technologies (ICT) and education in the context of the contemporary capitalist society. For all practical purposes, we perform the analyzes of the results of the Research project, teaching and extension integration of Information and Communication Technologies in Teacher Education, who composed the Consolidation Program for Undergraduate (Prodocência - UFMG) articulated with the theoretical analyzes. The goal of this research, that now we presents its results, was to uncover the political and economic intentions of the use of ICT in the contemporary capitalist society, in education; mainly analyze how technology was being appropriated by groups and dominant social classes; and the importance of education and ICT for capitalism; contextualize the different elements that composes them, emphasizing the work and teacher education. Understand the training process of the undergraduates of the UFMG within the analyzed project. We present an analysis of conflicting uses of technology. On the one hand, their appropriation by the capitalist system, contributing to capital accumulation. On the other hand, your emancipatory possibilities in society and education. Paraphrasing István Mészáros, we consider that there is possibilities of use of ICT "beyond the Capital". We adopt, in qualitative research, a literature from references that conceptualize and analyze the technical, the technology and the education in contemporary times. For the quantitative data, we used the questionnaire as a methodological tool, and the analysis of assessments and self-assessments of teacher students of the elective course: Information Technologies and Communication and Education: Theories and Practices, subject which composes, as a guiding element, the project said. Through this survey, we confirm the predominance of the contradictions of ICTs both in theory, and in practice. |
Assunto: | Comunicação Aspectos sociais Capitalismo Educação Tecnologia da Informação Aspectos sociais Tecnologia educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPMRQ |
Data do documento: | 27-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_final_ana_paula_batista.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.