Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNT7
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Sentidos atribuídos pelos alunos do I Ciclo de Ensino Secundário às práticas do recreio da Escola do Cabassango II em Cabinda- Angola
Autor(es): Celso Chipi Uzana Jose
primer Tutor: Maria Ines Mafra Goulart
primer miembro del tribunal : Lorene dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Maria Isabel Antunes Rocha
Tercer miembro del tribunal: Maria do Carmo Xavier
Cuarto miembro del tribunal: Raquel Martins de Assis
Resumen: O propósito deste trabalho é o de verificar o que os alunos pensam e o que fazem no tempo destinado ao recreio/intervalo escolar e de que maneira este tempo/espaço se relaciona com o conjunto das atividades desenvolvidas na escola. Dentre os objetivos delineados, procurou-se mapear e identificar as práticas realizadas no tempo livre e quais são os sentidos e significados atribuídos a elas pelos alunos. Esse estudo procurou investigar o recreio, compreendendo-o como uma prática social, dentro do contexto da Segunda Reforma Educativa em Angola que tem como lema o desenvolvimento de uma escola de qualidade para todos. A investigação teve como pressuposto teórico-metodológico a Abordagem Histórico-cultural de Vygotsky (1934/1987) articulada com a perspectiva da Aprendizagem Situada de Lave e Wenger (1991) e Lave (1990) que entende o ser humano como essencialmente social e que constrói suas aprendizagens imersos em práticas sociais concretas. Este trabalho circunscreve-se no campo das pesquisas qualitativas e na busca pela compreensão dos sentidos e significados que os sujeitos adolescentes atribuem ao tempo livre na escola. Para compreender o fenômeno pesquisado foi necessário um estudo sistematizado da história educacional de Angola, bem como uma imersão ao campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e gravações em vídeo do cotidiano da escola. Com a análise dos dados foi possível obter evidências de que: (a) a existência ou não do recreio escolar é controversa quando se examina os documentos oficiais, os discursos dos dirigentes das escolas e a organização dos tempos; (b) a relação que os estudantes e professores estabelecem com o tempo vivido na escola é totalmente diversa àquela estabelecida nos documentos oficiais; (c) os sentidos atribuídos pelos alunos ao tempo livre vivenciado na escola faz emergir uma outra escola dentro da escola oficial; (d) a implementação da Reforma educativa no sistema educacional angolano, está em processo de consolidação, demanda infraestrutura adequada e recursos disponíveis. Ao investigarmos a prática do recreio em uma escola de Cabinda, nos deparamos com problemas historicamente constituídos que demandam soluções no âmbito das políticas educacionais que estabeleçam princípios de Higiene, Saúde e Segurança no Ambiente Escolar, para um país em vias de construção.
Abstract: The purpose of this study is to verify what students think and what they do in time for the playground/school break and that way this time/space relates to the set of activities developed at school. Among the goals outlined, sought to map and identify the practices carried out in the free time and what are the senses and meanings assigned to them by the students. This study sought to investigate the playground, understanding it as a social practice, within the context of the second educational reform in Angola, which has as its motto the development of a quality school for all. The investigation had as theoretical-methodological assumption the historical-cultural Approach of Vygotsky (1934-1987) articulated with the perspective of situated Learning Lave and Wenger (1991) and Lave (1990) who understands human beings as essentially social and building their learnings immersed in concrete social practices. This work is limited in the field of qualitative research and the quest for understanding of the senses and meanings that the subjects teens attributed to free time at school. To understand the phenomenon researched was required a systematic study of the educational history of Angola, as well as an immersion into the field. The data were collected through interviews and video recordings of the daily life of the school. With the analysis of the data it was possible to obtain evidence that: (a) the existence or not of the school playground is controversial when it examines the official documents, the speeches of leaders of schools and the Organization of the times; (b) the relationship that students and teachers establish with time lived at school is totally different to that established in the official documents; (c) the meanings assigned by students to free time experienced at school makes emerge another school within the school; (d) the implementation of educational reform in the Angolan education system, is in the process of consolidation, demand adequate infrastructure and resources available. To investigate the practice Cabinda school playground we encounter problems historically constituted that demand solutions within the framework of educational policies that establish principles of hygiene, health, safety in the school environment, to a country in the process of construction.
Asunto: Educação Angola
Sociologia educacional
Juventude Recreação
Recreação
Estudantes do ensino primário
Ambiente escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RPNT7
Fecha del documento: 20-oct-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_compilada_celso_chipi_c_pia.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.