Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TDFZ7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlene de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo Jose Wense Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Dalgiza Andrade Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Celia da Consolacao Diaspt_BR
dc.creatorMarcia Meireles de Melo Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T15:52:37Z-
dc.date.available2019-08-12T15:52:37Z-
dc.date.issued2014-09-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TDFZ7-
dc.description.abstractThe research here concluded aims to analyze UFMG professors and researchers' technical production concerning selected fields of knowledge: Architecture and urbanism, Computing, Dentistry and Philosophy; so as to identify and caracterize them. These specific areas were chosen for being different among themselves in terms of their inherent methods and research object. The investigation itself is based on ideas which defend the integration among technique, science and intellectual activity, being recognized by the sponsor and supporting organisms CAPES and CNPq as such. In order to understand what is the technical production itself, empirical research was made using data from questionnaires and interview provided by the researchers and respective CAPES area coordinators, as well as information available in the CAPES and CNPQ lattes platform website. The total amount 264 professors and researchers were contacted and had the relevant data used for the empirical research; being 20% from the areas of dentistry, computing and philosophy, and 30% from architecture and urbanism. Quality and quantity data was analyzed in categories which allowed its identification, classification and characterization. Such research yielded important results: the understanding that the analysis concerning technical production is performed differently by the supporting institutions; the absence of specific registration option for certain activities addressed; the recognition of how grand is the volume of the intellectual activity as well as the lack of regulation policy and classification tools for such production became evident. This research also enabled the tracing of the technical production characteristics as well as the proposition of a list, containing activities thought to be misplaced in category . The data analyzed clearly points out the understanding that technical production is a group of activities developed in the academic environment, and could favor professors' and researchers individual production and the institution itself broadly, developing both science and society as a whole.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a Produção Técnica dos pesquisadores/docentes da UFMG em algumas áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo (Ciências Sociais Aplicadas), Ciência da Computação (Ciências Exatas e da Terra), Odontologia (Ciências da Saúde) e Filosofia (Ciências Humanas), para identificar e caracterizar essa produção. Optou-se em escolher áreas do conhecimento distintas, pois elas apresentam diferenças na forma, no objeto de pesquisa, nos métodos, assim como na formalização de seus produtos e atividades. A investigação fundamentou-se nas ideias de pensadores e pesquisadores que defendem a técnica integrada à ciência e que se trata de atividade intelectual. A Produção Técnica localiza-se na produção acadêmica dos pesquisadores, e como tal é considerada nas agências de fomento CAPES e CNPq. Para apreensão do que é a Produção Técnica, a pesquisa empírica foi realizada com pesquisadores/docentes das áreas selecionadas e coordenadores das áreas na CAPES, utilizando-se alguns instrumentos e fontes de informação: questionário, entrevistas e informações disponíveis nas páginas Web da CAPES e Plataforma Lattes do CNPq. Do total de 264 pesquisadores/docentes contactados para a pesquisa empírica, obteve-se 20% de respostas nas áreas de Filosofia, Odontologia e Ciência da Computação, e 30% na área de Arquitetura e Urbanismo. Os dados da pesquisa descritiva com abordagens quantitativas e qualitativas foram analisados em categorias que permitiram sua identificação, classificação e caracterização. Foram obtidos resultados importantes, como: a constatação de que não há um tratamento similar da Produção Técnica pelas agências de fomento; a falta de campos específicos para o registro de determinadas atividades nas avaliações; a verificação de que ela apresenta volume significativo em determinadas áreas; e a ausência de política regulamentadora e instrumento de classificação para essa produção. A pesquisa propiciou também traçar características da Produção Técnica e a indicação de uma lista de atividades técnicas que, na visão dos pesquisadores/docentes, deveriam ser classificadas em outras categorias. Por meio da literatura estudada e dos dados analisados, foi possível depreender que a Produção Técnica dos pesquisadores/docentes constitui um conjunto de produtos e atividades desenvolvido no ambiente acadêmico e que pode proporcionar a melhoria dos indicadores de produção individual e da instituição, com reflexos na própria ciência e sociedade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectProdução técnicapt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação na ciênciapt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliometriapt_BR
dc.titleProdução técnica: produção invisível?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_m_rcia_m.m.diniz.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.