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Type: Tese de Doutorado
Title: Papo de criança: um encontro para além do museu
Authors: Greciene Lopes dos Santos
First Advisor: Silvania Sousa Nascimento
First Referee: Ana Paula Bossler
Second Referee: Nair Prata Moreira Martins
Third Referee: Pablo Luiz de Oliveira Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Tarcisio Mauro Vago
Abstract: Neste trabalho traçamos aproximações entre as áreas de educação, comunicação, museu e patrimônio. A pesquisa tem dois objetivos, o primeiro de analisar a emissão radiofônica do Programa: Papo de criança do Museu Casa Guignard (1994-1996). Para tanto, levantamos suas características em relação a sua organização, conteúdos e atores, identificando os diferentes discursos que estavam presentes nessa construção. Já o segundo, é de saber se é possível estabelecer um contrato comunicativo com base na educação patrimonial durante um programa de rádio produzido por um museu de arte. Os resultados apresentados afirmam que o programa Papo de Criança possui indicadores específicos do suporte radiofônico, foi um programa educativo, trabalhou na promoção e na divulgação do patrimônio cultural de Ouro Preto. O contrato de comunicação estabelecido entre os produtores e os ouvintes amparou-se na educação patrimonial e promoveu o desempacotamento linear de temas, privilegiou a voz do expert na totalidade de tempo dos programas. Além disso e o patrimônio cultural de Ouro Preto era o tema central das discussões. O museu foi visto como sendo o lugar do saber e do fazer. Assim, o ouvinte foi convidado a refletir sobre sua cultura e seu patrimônio, assumindo que, para preservá-lo, é preciso participação e conhecimento.
Abstract: In this paper, we draw similarities between the areas of education, communication, museum and heritage. The search has two aims; the first one is to analyse the radio emition of Programa: Papo de criança1, from Museu Casa Guignard (1994-1996). To do so, we raise its caracteristics in relation to its organization, content and actors, identifying the different speeches that were present on its construction. The second is whether it is possible to establish a communicative contract based on heritage education during a radio program produced by an art museum. The presented results affirm that the program Papo de Criança has specific indicators of radio support; it was an educational program, has developed a role on the promotion and dissemination of the cultural heritage from Ouro Preto. The contract of communication established between the producers and listeners bolstered up on heritage education, and promoted the linear unpacking of themes; privileged the voice of the expert in full-time programs. Moreover, the cultural heritage from Ouro Preto was the main theme on discussion. The museum was seen as an inseparable part of the city of Ouro Preto, being known as the place of knowledge and doing. Thus, the listener was asked to reflect on their culture and heritage, assuming that, to preserve it, it takes involvement and knowledge.
Subject: Radio na educação
Educação
Museus Aspectos educacionais
Comunicação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9URQXC
Issue Date: 30-Jul-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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