Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQJXJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Priscila Rezende Moreirapt_BR
dc.creatorKelton Cristiano Chagas Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:14:41Z-
dc.date.available2019-08-12T23:14:41Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQJXJ-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso TCC, que se origina da análise crítica do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal George Ricardo Salum-EMGRS, apresenta, a partir dessa reflexão, os limites e possibilidades do trabalho de educação integral no ambiente escolar pautado numa gestão democrática. Tal análise pretende contribuir para que estudos acerca da educação integral possam levar em conta todos os aspectos relevantes ao melhor desenvolvimento na aprendizagem e socialização dos estudantes. Este trabalho foi elaborado tendo como objetivo realizar uma reflexão mais aprofundada sobre o Programa Escola Integrada na EMGRS, suas principais características, as possibilidades e limites que o mesmo apresenta, além de tentar apontar caminhos e estratégias possíveis para que esse Programa possa qualificar o processo de aprendizagem dos alunos em integração com as demais ações já implementadas na escola. Para essa reflexão, autores ligados aos estudos de tempo integral tais como Arroyo (2012) e Moll (2012) foram lidos, a fim de enriquecer e respaldar as principais ideias aqui apresentadas. Além desses, outros autores de assuntos ligados à Educação Integral, diretamente, ou ao trabalho de gestão democrática como caminho para uma verdadeira educação integral, também foram estudados, tais como Cavaliere (2007) e Freitas(2004), entre outros.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola integradapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas de tempo integralpt_BR
dc.titlePossibilidades e limites de uma educação integral pautada na gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kelton_cristianochagasrocha_turma1.pdf833.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.