Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQJXJ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Priscila Rezende Moreira | pt_BR |
dc.creator | Kelton Cristiano Chagas Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T23:14:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T23:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQJXJ | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso TCC, que se origina da análise crítica do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal George Ricardo Salum-EMGRS, apresenta, a partir dessa reflexão, os limites e possibilidades do trabalho de educação integral no ambiente escolar pautado numa gestão democrática. Tal análise pretende contribuir para que estudos acerca da educação integral possam levar em conta todos os aspectos relevantes ao melhor desenvolvimento na aprendizagem e socialização dos estudantes. Este trabalho foi elaborado tendo como objetivo realizar uma reflexão mais aprofundada sobre o Programa Escola Integrada na EMGRS, suas principais características, as possibilidades e limites que o mesmo apresenta, além de tentar apontar caminhos e estratégias possíveis para que esse Programa possa qualificar o processo de aprendizagem dos alunos em integração com as demais ações já implementadas na escola. Para essa reflexão, autores ligados aos estudos de tempo integral tais como Arroyo (2012) e Moll (2012) foram lidos, a fim de enriquecer e respaldar as principais ideias aqui apresentadas. Além desses, outros autores de assuntos ligados à Educação Integral, diretamente, ou ao trabalho de gestão democrática como caminho para uma verdadeira educação integral, também foram estudados, tais como Cavaliere (2007) e Freitas(2004), entre outros. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Escola integrada | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Educação integral | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas de tempo integral | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e limites de uma educação integral pautada na gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kelton_cristianochagasrocha_turma1.pdf | 833.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.