Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2HYM
Type: Monografias de Especialização
Title: Atividades experimentais sobre a água em livros didáticos: uma análise sob a ótica da investigação
Authors: Ceci Heliodora Marins da Silva
First Advisor: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Abstract: As atividades experimentais nas aulas de Ciências são estratégias de ensino muito utilizadas pelos professores visando sempre um melhor aprendizado do conteúdo. Elas podem ser realizadas nas aulas de ciências com abordagens diferentes como demonstração, verificação e investigação, contribuindo assim de forma diferenciada para a aquisição de habilidades no processo ensino-aprendizagem. O livro didático como recurso pedagógico apresenta propostas de atividades experimentais que usualmente são utilizadas pelos professores em sala de aula, porém, nem sempre a forma como elas são estruturadas colaboram para que os alunos alcancem habilidades voltadas para sua autonomia, pois prevalecem nas mesmas concepções de um ensino ainda na forma tradicional. Sendo assim, o presente trabalho objetivou identificar e analisar as atividades experimentais propostas em cinco livros didáticos de ciências do 6º ano sobre o tema água embasado no referencial teórico e objetivos específicos da pesquisa.
Subject: Ciclo hidrologico 
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Educação Ambiental
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2HYM
Issue Date: 6-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia___vers_o_final_entregue_ao_cecimig___2015.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.