Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YFWU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adla Betsaida Martins Teixeirapt_BR
dc.creatorBarbara Aragao Teodoro Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:19:23Z-
dc.date.available2019-08-13T23:19:23Z-
dc.date.issued2014-10-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A3YFWU-
dc.description.abstractThe following study aims to discuss the learning strategies of education and improvement courses of Civil Police of Minas Gerais State (Polícia Civil de Minas Gerais PCMG) after the insertion into the professional institution, specifically in the Womens Police Station (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher DEAM). It aims to identify, from the perspective of the subjects, the conditioning aspects - motivations and strategies - that influence the choices in professional development and education maintenance. For this, it was considered the relationship between the micropolitical aspects of police organization and the macrostructural determinations, result of historical context of public policy formulations. Methodologically, the study was developed with a qualitative approach, with the data acquisition divided in three moments: survey of institutional data related to continuing education courses; a questionnaire application to civil police officers of DEAM; individual interview with officers of that police unit. The data were processed by softwares and then they were triangulated, allowing the understanding of the investigated context and a possible replication of the study in other police stations realities. The results showed the police organizations as places differentiated by their micropolitics, in which the conflict and processes to maximize power and interests have the key role in making professional profile and, consequently, in police officers continuing education. Also, the influences of gender relations in the structuring of institutional and professional hierarchies were identified, as well as in dealing and valuation of crimes against women. Furthermore, were highlighted aspects concerning anguish and institutional precariousness, pointing to the need of rethinking the educational models and professional valorization offered by the institution and the positioning of the feminine before patriarchal models of procedures.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo discutir as estratégias de aprendizado, em cursos de formação e aperfeiçoamento, mobilizadas pelos policiais civis do Estado de Minas Gerais (Polícia Civil de Minas Gerais PCMG), após a inserção profissional na instituição, especificamente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Buscou-se identificar, nas perspectivas dos sujeitos, os aspectos condicionantes motivações e estratégias que influenciavam as escolhas relativas ao aperfeiçoamento profissional e manutenção dos estudos. Para tanto, foram consideradas as relações entre os aspectos micropolíticos da organização policial e as determinações macro, advindas do contexto histórico de formulação de políticas públicas. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido em um enfoque qualitativo, sendo a coleta de dados dividida em três momentos: levantamento de dados institucionais referentes aos cursos de formação continuada; aplicação de questionários aos policiais civis lotados na DEAM; realização de entrevistas com policiais dessa mesma unidade. Os dados foram tratados por meio de softwares e posteriormente foram triangulados, permitindo a compreensão do contexto investigado e uma possível replicação do estudo em realidades de outras delegacias. Os resultados apontaram as organizações policiais como espaços diferenciados por sua micropolítica, no qual o conflito e os processos de maximização de poderes e interesses possuem papel fundamental na constituição de perfis profissionais e, consequentemente, no processo de formação continuada dos agentes de segurança. Também foram identificadas influências das relações de gênero na estruturação das hierarquias institucionais e profissionais, bem como no trato e na valoração dos crimes contra a mulher. Ademais, foram ressaltados aspectos referentes às angústias e precariedades institucionais, apontando a necessidade de repensar os modelos educativos e de valorização profissional ofertados pela instituição e do posicionamento do feminino diante de modelos patriarcais de atuação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolícia Civilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectMicropolíticapt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.subject.otherCrime contra as mulherespt_BR
dc.subject.otherAcademia de Polícia Civil de Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPoliciais Formação profissionalpt_BR
dc.titleNa lida do Policial Civil: estudo sobre as estratégias de formação continuada de policiais civis para o atendimento aos grupos vulneráveispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
na_lida_do_policial_civil__disserta__o_de_mestrado_b_rbara_arag_o.pdf5.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.