Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTNQR
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigo Ednilson de Jesus | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Michele Lopes da Silva | pt_BR |
dc.creator | Sonia Regina Alves Van Petten Zambalde | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T02:14:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T02:14:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTNQR | - |
dc.description.resumo | O objetivo do trabalho foi discutir, esclarecer e reconstruir os conceitos das palavras-chave África, raça, preconceito, discriminação e diversidade, utilizadas nas instituições de ensino, no que se refere às relações étnico-raciais, para avaliarmos as possibilidades de açãopedagógica na implementação da lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da inclusão da História da África e da Cultura Afro brasileira no currículo. Para isto, foram desenvolvidas discussões, junto aos alunos do 4º ano, da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão(EMPCB), de faixa etária entre 10 (dez) e 11 (onze) anos, acerca das palavras, acima citadas. Começamos com a pesquisa sobre o continente africano, debates acerca do conceito das palavras, interpretação de letras de músicas, produção de textos, construção de murais informativos e de um álbum sobre diversidade com a participação de pais e professores de outras disciplinas. O resultado nos proporcionou a constatação do nível de conhecimento dascrianças sobre os conceitos pesquisados, sua percepção sobre eles, o que foi a base para a reconstrução dos mesmos de forma adequada. Este trabalho significou o primeiro passo para uma mudança no ambiente escolar e familiar, no que se refere às relações étnico-raciais e a implantação da Lei. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Discriminação e Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações etnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.title | Refletindo sobre os conceitos que norteiam as relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
s_nia_regina_alves_van_petten_zambalde.pdf | 33.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.