Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXH73
Type: Monografias de Especialização
Title: O ensino da língua inglesa no contexto da escola pública: um estudo sobre fatores desmotivadores
Authors: Wagner Oliveira da Silva
First Advisor: Maria Alice Moreira Lima
First Referee: Fernanda do Valle Corrêa Ramos
Abstract: As pesquisas sobre motivação na aprendizagem de língua inglesa (LI) revelam crenças de professores de escolas públicas e estudantes de Letras, seja pela importância dada aos cursos de línguas, seja pelas dificuldades encontradas no contexto da educação pública. Alguns pontos comuns sobre essas crenças são encontrados na literatura aqui analisada, a exemplo de Miccoli (2007), Gasparini (2005), Pessoa e Pinto (2013), entre outros, sobre fatores negativos que desmotivam o ensino e a aprendizagem dessa língua, segundo os professores entrevistados. Com isso, a desmotivação é considerada como um fator importante para reflexão sobre as práticas de professores. Este trabalho também faz uma reflexão sobre fatores observados durante a minha experiência vivida ao longo de dez anos em escola pública, situada em uma comunidade de risco, com cotidiano atribulado, a qual atende comunidades de risco. Nesse sentido, a demanda do contexto social de suas comunidades é considerada um fator desmotivador a ser contemplado, à luz dos documentos referentes à educação básica, na proposta de eixos transversais, visando a qualidade no ensino da língua inglesa.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Lingua inglesa (Primeiro grau) Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXH73
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wagner_oliveira_da_silva.pdf470.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.