Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AF9P69
Type: Monografias de Especialização
Title: O processo de educação em saúde como instrumento de orientação da iniciação sexual precoce: projeto de intervenção
Authors: Vanessa Pereira de Assis Campos
First Advisor: Matilde Meire Miranda Cadete
First Referee: Selme Silqueira de Matos
Abstract: A iniciação sexual precoce tornou-se um problema de saúde publica devido sua prática estar ocorrendo cada vez mais cedo, no momento em que muitos adolescentes não têm maturidade suficiente para arcar com as possíveis consequências advindas deste ato. A gravidez na adolescência e a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis são os principais problemas advindos da atividade sexual precoce e podem acarretar diversas repercussões na vida do adolescente. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de intervenção, na perspectiva da educação em saúde, para discussão e proposição de ações para diminuir a iniciação sexual precoce, pela ESF Altino Barbosa, do município de Teófilo Otoni- Minas Gerais. Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou o método de Planejamento Estratégico Situacional, assim como relatos rotineiros e observação ativa, identificado no diagnostico situacional e acompanhamento dos adolescentes através de ações do Programa Saúde na Escola. Para o desenvolvimento do tema fez-se pesquisa nas bases de dados da LILACS e SciELO, com os descritores: gravidez na adolescência, sexualidade, educação e prevenção e, ainda, Manuais do Ministério da Saúde. A proposta de intervenção visa a atender os educandos, na perspectiva de que os mesmos analisem reflexivamente suas escolhas e atitudes, acerca de sua sexualidade. Considera-se a necessidade desta proposta de intervenção, como estratégia que estimule este grupo a buscar orientações que os levem as escolhas certas, tendo os profissionais da saúde e educação como facilitadores para uma adolescência saudável e com um atendimento diferenciado, na intenção de promover e prevenir os riscos de uma iniciação sexual precoce.
Abstract: Early sexual initiation has become a public health problem because of its practice be occurring at an earlier age, when many teens are not mature enough to cope with the possible consequences resulting from this act. The teenage pregnancy and the occurrence of sexually transmitted diseases are the main problems arising from early sexual activity and can cause various effects in adolescent life. The present study aimed to propose an action plan from the perspective of health education, to discuss and propose actions to reduce early sexual initiation, the ESF Altino Barbosa, the city of Teófilo Otoni- Minas Gerais. This is an intervention project that used the method of Situational Strategic Planning, as well as routine reports and participant observation, identified in the situational diagnosis and monitoring of adolescents through actions of the School Health Program. For the theme of development was made search in the databases LILACS and SciELO, using the keywords:. Teenage pregnancy, sexuality, education and prevention, and also the Ministry of Health Manuals The proposed intervention aims to meet the students with a view that they reflexively analyze their choices and attitudes about their sexuality. It is considered the need for this intervention proposal as a strategy that encourages this group to seek guidelines that take the right choices, and health and education professionals as facilitators for a healthy childhood and with a differentiated service, with the intention of promoting and prevent the risks of early sexual initiation.
Subject: Saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AF9P69
Issue Date: 7-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_final.pdf577.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.