Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNRL8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Eu vou andar de trem / você vai também: uma viagem pela dinâmica de constituição cultural das crianças de uma turma de 3 anos na Educação Infantil
Authors: Lilian Aparecida de Souza
First Advisor: Vanessa Ferraz Almeida Neves
First Referee: Núbia Aparecida Schaper Santos
Second Referee: Maria Ines Mafra Goulart
Abstract: Este trabalho busca compreender os limites e as possibilidades das interações sociais para a participação de crianças de 3 anos de idade como atores sociais em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), em Belo Horizonte (Brasil). O processo de construção e análise dos dados está baseado em abordagens da etnografia em Educação, em trabalhos da Psicologia Histórico-Cultural e da Sociologia da Infância. Os dados foram construídos a partir de observações; anotações no diário de campo; gravações em vídeo da rotina da turma; gravações em áudio de entrevistas semiestrutura das com as crianças, com as professoras, com as gestoras pedagógicas e com as famílias das crianças; e fotografias tiradas pelas crianças ou a pedido delas. Os dados lançam luz sobre a complexidade da dinâmica de desenvolvimento e constituição cultural das crianças, desencadeada pelas interações sociais que elas estabelecem cotidianamente na Educação Infantil com seus pares e com as professoras. Por meio das análises, constatou-se que as interações constituem o eixo central a partir do qual as práticas culturais da turma são (re)produzidas, apropriadas e modificadas. Verificou-se que a observação das culturas de pares possibilita uma melhor apreensão dessa dinâmica, posto que as ações e interações construídas durante a brincadeira, em especial a de faz-de-conta, são representativas do modo como as crianças estão se constituindo como seres culturais. A análise dos dados revelou aspectos significativos das práticas culturais da turma: ação coletiva, amizade, questões de gênero, choro, linguagem corporal, sentidos e significados compartilhados verbalmente, apropriação da cultura institucional, imposição e/ou negociação de limites, reprodução interpretativa, modos de inserção/participação, literatura infantil e leitura, e questões étnico-raciais. Os resultados indicaram ainda que as crianças estavam constantemente se apropriando e relacionando as práticas culturais locais às práticas culturais mais amplas a que tinham acesso. Constatou-se, além disso, que as crianças agem como atores sociais também em face a limites, transformando-os em novas possibilidades de ação. Nesse sentido, a investigação evidencia a importância das interações sociais e das culturas de pares na Educação Infantil, bem como a necessidade da observação desses momentos, a fim de colaborar para práticas docentes que proporcionem às crianças experiências significativas, que contribuam de modo construtivo para seu desenvolvimento e constituição como seres culturais.
Abstract: The aim of this research is to understand the limits and possibilities of social interaction for 3 - year - old childrens agency in a public early childhood e ducation institution (UMEI), in Belo Horizonte, Brazil. The process of data construction and analysis is based on approaches of the ethnography in Education, in works of the Cultural - Historical Psychology as well as those of the Sociology of Childhood. The data were constructed from observations; annotations in the field diary; video recordings of the class routine; audio recordings of semi - structured interviews with children, with teachers, with the pedagogical managers and with the families of the children; and phot ographs taken by children or requested by them. The data shed light on the complexity of the dynamics of developmental and cultural constitution of the children, triggered by the social interactions that they construct daily in the early childho od education institution with their peers and teachers. The analyses demonstrated that the interactions constitute the central axis from which the cultural practices of the group are (re) produced, appropriated and modified. It was verified that the observ ation of peer culture allows for a better apprehension of these dynamics, once the actions and interactions built during play, especially pretend play, are representative of how children are developing as cultural beings. The analysis of the data revealed meaningful aspects of the cultural practices of the group: collective action, friendship, gender issues, crying, body language, verbally shared senses and meanings, appropriation of institutional culture, imposition and/or negotiation of limits, interpretative reproduction, insertion/participation styles, childrens literature and reading, and racial/ethnic issues. The results also indicated that children were constantly appropriating and relating local cultural practices to global ones. Likewise, it was found that children act as social actors also in the face of limits, transforming them into new possibilities of action. In this sense, the investigation reveals the importance of social interaction and peer culture in early childhood education, as well as the need to observe these moments in order to collaborate with teaching practices that provide children with meaningful experiences that contribute in a constructive way to their development and constitution as cultural beings.
Subject: Percepção social nas crianças
Educação pre-escolar
Psicologia infantil
Educação
Interação social
Educação de crianças
Etnologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQNRL8
Issue Date: 26-Apr-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
montalva_o_lilian_fae_ufmg_pb.pdf12.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.