Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQPSG
Type: Tese de Doutorado
Title: Condições de trabalho docente nas escolas de educação básica no Brasil: uma análise quantitativa
Authors: Edmilson Antonio Pereira Junior
First Advisor: Livia Maria Fraga Vieira
First Referee: Flavia Pereira Xavier
Second Referee: Jorge Alexandre Barbosa Neves
Third Referee: Sandra Maria Zakia Lian Sousa
metadata.dc.contributor.referee4: Joaquim Jose Soares Neto
metadata.dc.contributor.referee5: Angela Maria Rabelo Ferreira Barreto
Abstract: Esta tese investigou as condições de trabalho docente nas escolas de educação básica, identificando dimensões contempladas em bases de dados abrangentes, verificando o conjunto de inter-relacionamentos entre elas e aferindo os seus efeitos sobre a retenção de professores, o afastamento por licenças médicas e a satisfação profissional, analisados como resultados finalísticos. Na literatura, as condições de trabalho dos professores constituem o suporte ao adequado desenvolvimento das atividades docentes nas escolas. Possuem a capacidade de atrair novos profissionais e podem reter os professores nos estabelecimentos de ensino. O estudo utilizou metodologia quantitativa, sendo as fontes de dados o Censo Escolar, a Prova Brasil, ambas desenvolvidas pelo Inep/MEC, e a pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (Gestrado/UFMG), realizada por meio de amostragem em sete estados da federação (Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Santa Catarina). Foi desenvolvido procedimento de busca bibliográfica da produção acadêmica nacional sobre condições de trabalho dos professores, o que resultou em 95 estudos enquadrados no escopo dessa tese. Essas produções foram exploradas de forma a delimitar o conceito de condições de trabalho docente nas escolas de educação básica e o modelo analítico utilizado. Analiticamente, verificou-se a existência ou não de diferenças das medidas em função de características das escolas (dependência administrativa, etapa da educação básica, porte da escola e localização). Ao utilizar dados amostrais, a técnica estatística de Análise de Variância foi estabelecida para realizar a comparação entre as médias dos subgrupos formados, inferindo sobre a existência ou não de diferenças entre eles. Posteriormente, foi implementada análise simultânea das múltiplas medidas das condições de trabalho docente nas escolas, do contexto escolar e dos fatores resultantes dessas condições. A técnica estatística de Modelagem de Equações Estruturais foi empregada, o que permitiu estimar medidas sobre a intensidade e a significância dos relacionamentos entre as variáveis e atestar a confiabilidade e a validade dos modelos. Foram estruturados dois modelos analíticos. O primeiro contemplou os construtos policiamento nas escolas e vigilância nas escolas, como também a escala de infraestrutura escolar, considerados dimensões das condições de trabalho nas escolas; o indicador do nível socioeconômico das escolas, considerado variável de contexto; e a taxa de retenção dos professores, que se supõe elemento contingencial das condições de trabalho. O segundo apresentou como dimensões das condições de trabalho docente nas escolas os indicadores grau de controle das atividades; frequência de desenvolvimento de atividades com os colegas de trabalho; percepção das condições da sala de aula; e percepção das condições da unidade educacional; e apresentou como elementos contingenciais a satisfação profissional e a taxa de afastamentos por licença médica. Os modelos atestaram a influência das condições de trabalho docente nas escolas nos resultados finalísticos analisados nesta tese.
Abstract: This thesis investigated the conditions of teachers work in basic education units, identifying dimensions found in comprehensive databases, verifying the set of relationships between them and assessing their effects on teacher retention, medical leaveand professional satisfaction, analyzed as finalistic results. In the literature, the teachers work conditions constitute the support for the appropriated development of teaching activities in schools. It has the capability to attract new professionals and can hol teachers in educational establishments. This study adopted a quantitative methodology, the primary sources being the School Census, the Prova Brasil (Brazil Exam), both developed by the National Institute of Educational Studies and Researches Anísio Teixeira (Inep/MEC), and the research Teacher Work in Basic Education in Brazil (Gestrado/UFMG), carried out by sampling, in seven Brazilian states (Minas Gerais, Pará,Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Norte and Santa Catarina). In this work was developed a bibliographic search of the national academic production on the teachers work conditions, which resulted in 95 studies within the scope of this thesis. These productions were explored in order to define the concept of "teachers work conditions inbasic education units" and the analytical model adopted. Analytically, it was verified the existence or not of differences in the measures due to characteristics of the schools (administrative dependency, stage of basic education, size and location of the school). Using survey data analysis, the statistical technique of Analysis of Variance was established to perform the comparison between the averages of the subgroups formed,inferring the existence or not of differences between them. Subsequently, it was implemented a simultaneous analysis of multiple measures of teachers work conditions in schools, of the school context and the factors resulting from these conditions. The statistical technique of Structural Equations Modeling was employed, allowing estimating measures on the intensity and the significance of the relationships between the variables and attesting the reliability and validity of the models. Two analytical models were structured. The first one included the constructs of school policing and school surveillance, as well as the scale of school infrastructure, seen as dimensions of working conditions in schools; the indicator of socioeconomic level of the schools, considered a context variable; and the retention rate of teachers, which is understood as a contingency element of working conditions. The second one presented as dimensions of teachers work conditions in the schools the indicators of the degree of control of activities; frequency of development of activities with co-workers; perception of classroom conditions; and perception of the conditions of the educational unit; and presented as contingency elements the professional satisfaction and the medical leave rate. The models attested the influence of teachers work conditions in schools in the finalistic results analyzed in this thesis.
Subject: Educação
Motivação no trabalho
Professores Stress ocupacional
Professores Satisfação no trabalho
Professores Ambiente de trabalho
Escolas Administração de pessoal
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQPSG
Issue Date: 6-Mar-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final_edmilson.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.