Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRFWP
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O ensino de história nos espaços de formação técnica e profissional: o caso do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015)
Autor(es): Nathalia Helena Alem
Primeiro Orientador: Junia Sales Pereira
Primeiro membro da banca : Daisy Moreira Cunha
Segundo membro da banca: Flávia Eloisa Caimi
Terceiro membro da banca: Margarida Maria Dias de Oliveira
Quarto membro da banca: James William Goodwin Junior
Quinto membro da banca: Luciano Magela Rosa
Resumo: O currículo prescrito da disciplina de História nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Técnica Profissional, durante os anos de 2004 e 2015, no Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador constituiu-se no objeto dessa pesquisa. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, circunscrito ao universo de um campus de uma instituição que é multicampi, e abordou o currículo da disciplina de História no IFBA/Campus Salvador em sua dimensão histórica, ou seja, datado e singularizado. O objetivo principal foi compreender o lugar e o sentido que o currículo da disciplina ocupou nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional de Manutenção Industrial e Automação Industrial ofertados por essa instituição, em meio ao processo de implementação do Decreto 5.154/04 que prevê, dentre outras disposições, a integração das modalidades do Ensino Técnico e Médio. O trabalho foi construído sob as fronteiras movediças dos Campos da Educação, Educação Profissional e Ensino de História, ancorando-se nos aportes teórico-metodológicos que contribuíram para tratar o objeto delimitado para esta pesquisa. Esse processo contou com a necessária revisão bibliográfica, estudo da legislação e das normas que orientam essa modalidade de ensino e da instituição em questão, a pesquisa e análise dos Planos dos Cursos do Ensino Médio Integrados ofertados pelo Campus Salvador e das ementas da disciplina, aplicação de questionários semiestruturados com os gestores, coordenadores de curso e professores de História. Verificou-se que a construção e organização deste currículo resultaram das disputas, bastante específicas, desse espaço que congrega professores licenciados e não licenciados, da área técnica, em uma instituição cuja cultura escolar ainda se vê muito marcada por um viés de educação profissional tecnicista. Percebe-se que, em grande medida, o projeto de integração do ensino na instituição ainda é uma meta, a pesquisa apontou este ser um objetivo dos professores e gestores, mas que ainda encontra-se em seus passos iniciais. No currículo prescrito da disciplina de História foi possível perceber as marcas das disputas, da cultura escolar e das tentativas de construir esse projeto. O lugar da disciplina como componente de formação em curso de Ensino Médio Integrado ainda não se consolidou plenamente, e o sentido deste currículo para a colaboração na formação para o mundo do trabalho evidencia algumas contribuições, mas não se apresenta claramente orientado para este fim.
Abstract: The subject matter of this research is the History curriculum of the Secondary School integrated to Vocational Technical Education in the Federal Institute of Bahia, Salvador Campus, from 2004 to 2015. This is a case study, limited to the universe of a campus from a multicampus institution, and the History curriculum was discussed in its historical dimension, that is, dated and distinguished. The main objective was to understand the curriculums place and meaning in the integrated technical courses of Industrial Maintenance and Industrial Automation, during the process of implementing the Decree 5154/04, which envisages, among other provisions, the integration of the Secondary Education into the Technical Education, as well as the expansion of the Federal Network of Education. This work was built upon the shifting borders of the Fields of Education, Vocational Education and History Teaching, anchoring in theoretical and methodological contributions that helped treating the subject matter defined for this research. This process included literature review, study of the legislation and rules that guide this type of education and the institution concerned, search and analysis of Programs from courses offered by the Salvador Campus, including the History syllabuses, application of semi-structured questionnaires with managers, course coordinators and History teachers. The construction and organization of the curriculum resulted from very specific disputes within a space that brings together majored and not majored teachers that work in technical fields, in an institution whose school culture is still very marked by a technical vocational education. The integration project in the institution is still a goal aimed by teachers and managers, as the research has shown, but it is in its early steps. In the History curriculum it was possible to notice the marks of the disputes, of the school culture and of the attempts to build this project. The place of the subject as a component in courses from Secondary School integrated to Vocational Technical Education has not been consolidated yet, and although this curriculum has collaborated with the education for the labour market, its meaning is still unclear.
Assunto: Historia Estudo e ensino
Universidades e faculdades Currículos
Educação
História Currículos Ensino médio
Ensino tecnico
Ensino profissional
Universidades e faculdades Salvador (BA)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRFWP
Data do documento: 15-Fev-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_nathalia_helena_alem___vers_o_final.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.