Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRFWP
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Junia Sales Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Daisy Moreira Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Flávia Eloisa Caimipt_BR
dc.contributor.referee3Margarida Maria Dias de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee4James William Goodwin Juniorpt_BR
dc.contributor.referee5Luciano Magela Rosapt_BR
dc.creatorNathalia Helena Alempt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T17:18:36Z-
dc.date.available2019-08-12T17:18:36Z-
dc.date.issued2017-02-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQRFWP-
dc.description.abstractThe subject matter of this research is the History curriculum of the Secondary School integrated to Vocational Technical Education in the Federal Institute of Bahia, Salvador Campus, from 2004 to 2015. This is a case study, limited to the universe of a campus from a multicampus institution, and the History curriculum was discussed in its historical dimension, that is, dated and distinguished. The main objective was to understand the curriculums place and meaning in the integrated technical courses of Industrial Maintenance and Industrial Automation, during the process of implementing the Decree 5154/04, which envisages, among other provisions, the integration of the Secondary Education into the Technical Education, as well as the expansion of the Federal Network of Education. This work was built upon the shifting borders of the Fields of Education, Vocational Education and History Teaching, anchoring in theoretical and methodological contributions that helped treating the subject matter defined for this research. This process included literature review, study of the legislation and rules that guide this type of education and the institution concerned, search and analysis of Programs from courses offered by the Salvador Campus, including the History syllabuses, application of semi-structured questionnaires with managers, course coordinators and History teachers. The construction and organization of the curriculum resulted from very specific disputes within a space that brings together majored and not majored teachers that work in technical fields, in an institution whose school culture is still very marked by a technical vocational education. The integration project in the institution is still a goal aimed by teachers and managers, as the research has shown, but it is in its early steps. In the History curriculum it was possible to notice the marks of the disputes, of the school culture and of the attempts to build this project. The place of the subject as a component in courses from Secondary School integrated to Vocational Technical Education has not been consolidated yet, and although this curriculum has collaborated with the education for the labour market, its meaning is still unclear.pt_BR
dc.description.resumoO currículo prescrito da disciplina de História nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Técnica Profissional, durante os anos de 2004 e 2015, no Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador constituiu-se no objeto dessa pesquisa. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, circunscrito ao universo de um campus de uma instituição que é multicampi, e abordou o currículo da disciplina de História no IFBA/Campus Salvador em sua dimensão histórica, ou seja, datado e singularizado. O objetivo principal foi compreender o lugar e o sentido que o currículo da disciplina ocupou nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional de Manutenção Industrial e Automação Industrial ofertados por essa instituição, em meio ao processo de implementação do Decreto 5.154/04 que prevê, dentre outras disposições, a integração das modalidades do Ensino Técnico e Médio. O trabalho foi construído sob as fronteiras movediças dos Campos da Educação, Educação Profissional e Ensino de História, ancorando-se nos aportes teórico-metodológicos que contribuíram para tratar o objeto delimitado para esta pesquisa. Esse processo contou com a necessária revisão bibliográfica, estudo da legislação e das normas que orientam essa modalidade de ensino e da instituição em questão, a pesquisa e análise dos Planos dos Cursos do Ensino Médio Integrados ofertados pelo Campus Salvador e das ementas da disciplina, aplicação de questionários semiestruturados com os gestores, coordenadores de curso e professores de História. Verificou-se que a construção e organização deste currículo resultaram das disputas, bastante específicas, desse espaço que congrega professores licenciados e não licenciados, da área técnica, em uma instituição cuja cultura escolar ainda se vê muito marcada por um viés de educação profissional tecnicista. Percebe-se que, em grande medida, o projeto de integração do ensino na instituição ainda é uma meta, a pesquisa apontou este ser um objetivo dos professores e gestores, mas que ainda encontra-se em seus passos iniciais. No currículo prescrito da disciplina de História foi possível perceber as marcas das disputas, da cultura escolar e das tentativas de construir esse projeto. O lugar da disciplina como componente de formação em curso de Ensino Médio Integrado ainda não se consolidou plenamente, e o sentido deste currículo para a colaboração na formação para o mundo do trabalho evidencia algumas contribuições, mas não se apresenta claramente orientado para este fim.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subject.otherHistoria Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades Currículospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherHistória Currículos Ensino médiopt_BR
dc.subject.otherEnsino tecnicopt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades Salvador (BA)pt_BR
dc.titleO ensino de história nos espaços de formação técnica e profissional: o caso do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015)pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_nathalia_helena_alem___vers_o_final.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.