Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
Autor(es): Renata Rodrigues de Matos Oliveira
Primeiro Orientador: Samira Zaidan
Primeiro membro da banca : Eliane Scheid Gazire
Segundo membro da banca: Teresinha Fumi Kawasaki
Terceiro membro da banca: Maria Cristina Costa Ferreira
Quarto membro da banca: Wagner Ahmad Auarek
Resumo: Esta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação.
Abstract: This dissertation points my experiments of implantation of Laboratory of Mathematics Teaching (LEM) in two public schools in MG; From the experiences the questions were asked: What is the teacher's perception of the LEM space for the teaching processes in the public school? Is this also a space for teacher training? Thus, the purpose of this research is to present concepts of LEM for elementary school, with objectives and proposals that guide its applicability and functionality, as well as to allow the discussion of this space as a possibility for continuing education for teachers. Works in the area dealing with understanding about LEM were listed. We also held a meeting with teachers from different areas who work in the LEM and interviews with teachers of Mathematics. Our analysis intended to contemplate the conceptual and practical aspects, in order to present a didactic material, a site that helps the creation and use of LEM in schools, encouraging a better understanding of the area. The teachers emphasize the importance of collective or individual planning to work in the LEM and for this the working conditions need to be offered and guaranteed. We perceive the importance of LEM as an institutionalized space and, as such, recognized in the pedagogical project of the school. We analyze that the space represents possibilities of enrichment of the teaching practices of Mathematics and other areas, in that it invites to the investigation and sharing, which makes the students participate with joy and disposition And facilitates teaching for the teacher. With the planning and the own differentiated way of treating the mathematical contents, the teacher expands its formation.
Assunto: Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Professores Formação
Professores de matemática Formação
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX
Data do documento: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.