Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.referee1Eliane Scheid Gazirept_BR
dc.contributor.referee2Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.contributor.referee3Maria Cristina Costa Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee4Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.creatorRenata Rodrigues de Matos Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T10:31:19Z-
dc.date.available2019-08-12T10:31:19Z-
dc.date.issued2017-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX-
dc.description.abstractThis dissertation points my experiments of implantation of Laboratory of Mathematics Teaching (LEM) in two public schools in MG; From the experiences the questions were asked: What is the teacher's perception of the LEM space for the teaching processes in the public school? Is this also a space for teacher training? Thus, the purpose of this research is to present concepts of LEM for elementary school, with objectives and proposals that guide its applicability and functionality, as well as to allow the discussion of this space as a possibility for continuing education for teachers. Works in the area dealing with understanding about LEM were listed. We also held a meeting with teachers from different areas who work in the LEM and interviews with teachers of Mathematics. Our analysis intended to contemplate the conceptual and practical aspects, in order to present a didactic material, a site that helps the creation and use of LEM in schools, encouraging a better understanding of the area. The teachers emphasize the importance of collective or individual planning to work in the LEM and for this the working conditions need to be offered and guaranteed. We perceive the importance of LEM as an institutionalized space and, as such, recognized in the pedagogical project of the school. We analyze that the space represents possibilities of enrichment of the teaching practices of Mathematics and other areas, in that it invites to the investigation and sharing, which makes the students participate with joy and disposition And facilitates teaching for the teacher. With the planning and the own differentiated way of treating the mathematical contents, the teacher expands its formation.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaboratório de Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subject.otherMatematica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMatemática Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de matemática Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.titleLaboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docentept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.