Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJGN6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uma proposta de ensino de ciências direcionada para as crianças de cinco anos de idade da educação infantil, envolvendo a metodologia do ensino de ciências por investigação e o teatro
Autor(es): Pollyanna Mara de Souza Carvalho
Primeiro Orientador: Marina de Lima Tavares
Primeiro Coorientador: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Resumo: Este trabalho descreve e analisa uma proposta de ensino de ciências direcionada para as crianças de cinco anos de idade da Educação Infantil, envolvendo a metodologia do Ensino de Ciências por Investigação e o teatro. A pesquisa foi realizada em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. A metodologia do trabalho se traçou pelo desenvolvimento de uma intervenção na prática pedagógica da sala de aula pesquisada com o intuito de oferecer aos alunos atividades que os levassem a compreensão sobre o tema desenvolvimento das plantas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a gravação de vídeos, áudios, anotações no caderno de campo e entrevista com a professora da turma. Para a análise da proposta, observamos as filmagens e refletimos sobre: 1º) o papel da pesquisadora1 na condução das aulas; 2º) a participação dos alunos no desenvolvimento das aulas, enfatizando na curiosidade que eles apresentaram nas atividades; 3º) o potencial da aplicabilidade de atividades investigativas para crianças pequenas e; 4°) as contribuições da experiência do Jogo Dramático Infantil como ferramenta didática na Educação Infantil. Como resultado dessa investigação verificamos que a metodologia do Ensino de Ciências por Investigação é aplicável para crianças de cinco anos, fator crucial que estimulou a curiosidade e o interesse das crianças. Os alunos mostraram-se totalmente envolvidos e participativos nas atividades, tanto nas atividades do ensino de ciências, quanto nas atividades relacionadas ao teatro. Ainda observamos que, para uma atividade que visa o ensino, o jogo dramático infantil contribuiu para a contextualização do assunto estudado. No decorrer desta dissertação descrevemos como foi o desafio da professora dos anos finais do Ensino Fundamental, mediar atividades para crianças da Educação Infantil. Atendendo a especificidade do PROMESTRE, que é um programa de mestrado profissional, apresentamos como produto a proposta de ensino adaptada após aplicar, avaliar e refletir sobre a mesma. Direcionamos esse produto para profissionais da área das Ciências que desejam trabalhar com crianças na Educação Infantil.
Abstract: This work describes and analyzes an early childhood education proposal for five year old children, involving the methodology of teaching science through the use of investigation and the theater. The survey was conducted in a municipal unit of early childhood education (UMEI) from Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The methodology of work was demonstrated by development of an intervention in pedagogical practice in the researched classroom with the aim of providing activities to the students that would lead them to understanding about plant growth issues. Data collection tools used were video and audio recordings, notes in the field notebook and interviews with the student's teacher. The recorded videos were studied and analyzed and conclusions were made about: 1) The role of the researcher in conducting the class; 2) Student participation in the development of class, emphasizing the curiosity they showed in the activities; 3) The potential applicability of investigative activities for small children and 4) the contributions of the Children's Dramatic Game experience as a teaching tool in Early Childhood Education. As a result of this research, we found that the Research for Science Education methodology stimulated curiosity and interest in children and applies to children under five. Students were shown to be fully involved in participating, both in science education activities and in activities related to theater. The study also observed that, as a teaching activity, child dramatic play contributes to contextualize the subject studied. In the course of this work, the challenge of the teacher, in the final years of elementary school, in mediating activities for children in early childhood education was described. Given the objective of PROMESTRE, a professional master's program, an adapted teaching proposal that has been applied, evaluated and studied is presented as a product. We offer this product to science professionals who wish to work with children in Early Childhood Education.
Assunto: Educação Metodos de ensino
Educação
Educação Belo Horizonte (MG)
Educação de crianças
Ciência Estudo e ensino
Teatro na educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJGN6
Data do documento: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pollyanna_carvalho.disserta__o.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.