Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJGN6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fábio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.creatorPollyanna Mara de Souza Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T21:55:21Z-
dc.date.available2019-08-12T21:55:21Z-
dc.date.issued2016-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARJGN6-
dc.description.abstractThis work describes and analyzes an early childhood education proposal for five year old children, involving the methodology of teaching science through the use of investigation and the theater. The survey was conducted in a municipal unit of early childhood education (UMEI) from Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The methodology of work was demonstrated by development of an intervention in pedagogical practice in the researched classroom with the aim of providing activities to the students that would lead them to understanding about plant growth issues. Data collection tools used were video and audio recordings, notes in the field notebook and interviews with the student's teacher. The recorded videos were studied and analyzed and conclusions were made about: 1) The role of the researcher in conducting the class; 2) Student participation in the development of class, emphasizing the curiosity they showed in the activities; 3) The potential applicability of investigative activities for small children and 4) the contributions of the Children's Dramatic Game experience as a teaching tool in Early Childhood Education. As a result of this research, we found that the Research for Science Education methodology stimulated curiosity and interest in children and applies to children under five. Students were shown to be fully involved in participating, both in science education activities and in activities related to theater. The study also observed that, as a teaching activity, child dramatic play contributes to contextualize the subject studied. In the course of this work, the challenge of the teacher, in the final years of elementary school, in mediating activities for children in early childhood education was described. Given the objective of PROMESTRE, a professional master's program, an adapted teaching proposal that has been applied, evaluated and studied is presented as a product. We offer this product to science professionals who wish to work with children in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve e analisa uma proposta de ensino de ciências direcionada para as crianças de cinco anos de idade da Educação Infantil, envolvendo a metodologia do Ensino de Ciências por Investigação e o teatro. A pesquisa foi realizada em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. A metodologia do trabalho se traçou pelo desenvolvimento de uma intervenção na prática pedagógica da sala de aula pesquisada com o intuito de oferecer aos alunos atividades que os levassem a compreensão sobre o tema desenvolvimento das plantas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a gravação de vídeos, áudios, anotações no caderno de campo e entrevista com a professora da turma. Para a análise da proposta, observamos as filmagens e refletimos sobre: 1º) o papel da pesquisadora1 na condução das aulas; 2º) a participação dos alunos no desenvolvimento das aulas, enfatizando na curiosidade que eles apresentaram nas atividades; 3º) o potencial da aplicabilidade de atividades investigativas para crianças pequenas e; 4°) as contribuições da experiência do Jogo Dramático Infantil como ferramenta didática na Educação Infantil. Como resultado dessa investigação verificamos que a metodologia do Ensino de Ciências por Investigação é aplicável para crianças de cinco anos, fator crucial que estimulou a curiosidade e o interesse das crianças. Os alunos mostraram-se totalmente envolvidos e participativos nas atividades, tanto nas atividades do ensino de ciências, quanto nas atividades relacionadas ao teatro. Ainda observamos que, para uma atividade que visa o ensino, o jogo dramático infantil contribuiu para a contextualização do assunto estudado. No decorrer desta dissertação descrevemos como foi o desafio da professora dos anos finais do Ensino Fundamental, mediar atividades para crianças da Educação Infantil. Atendendo a especificidade do PROMESTRE, que é um programa de mestrado profissional, apresentamos como produto a proposta de ensino adaptada após aplicar, avaliar e refletir sobre a mesma. Direcionamos esse produto para profissionais da área das Ciências que desejam trabalhar com crianças na Educação Infantil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducação Metodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de ciências direcionada para as crianças de cinco anos de idade da educação infantil, envolvendo a metodologia do ensino de ciências por investigação e o teatropt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pollyanna_carvalho.disserta__o.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.