Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTK2B
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Imagens e memórias na construção da cidade de Belo Horizonte
Autor(es): Antonio Milton Signorini
Primeiro Orientador: Maria do Ceu Diel de Oliveira
Primeiro membro da banca : Marco Antonio Farias Scarassatti
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Terceiro membro da banca: Maria Regina Emery Quites
Resumo: O processo de construção da cidade de Belo Horizonte deu-se dentro da perspectiva de construção de memórias, do esquecimento e do apagamento. Há, por um lado, a substituição da memória histórica recente pela memória oficial, edificada através dos mecanismos de esquecimento e apagamento. Por outro lado, permanecem as memórias individuais e coletivas, cultivadas e compartilhadas a despeito da história oficial, sendo preservadas por guardarem os fundamentos da construção das identidades e suas tradições. O apagamento foi promovido primeiramente pela remoção de toda a população do vilarejo existente, a fim de que o lugar fosse habitado com uma população nova e múltipla em suas origens, possuidora de identidades, hábitos e tradições plurais, carregada de afetos, desafetos, expectativas, especulações e impressões sobre a nova localidade e um novo regime de governo. Uma população que deverá aderir a uma nova ordem da qual pouco ou nada sabe, mas cujo objetivo é alinhar o país às nações mais civilizadas em direção ao progresso. A adaptação da sociedade, que não havia tido tempo suficiente para assimilar a nova estrutura social surgida a partir da abolição, já não teria sido fácil em condições favoráveis sob um regime de governo coeso, claro e com um projeto educativo amplo. Mas não foi este o caso. Pelo contrário, o processo foi deflagrado por uma elite que sequer tinha consenso sobre a forma que a República assumiria.
Abstract: The process of building the city of Belo Horizonte occurred within theperspective of building memories, oblivion and erasure. There is, onthe one hand, the substitution of recent historical memory for officialmemory, built through the mechanisms of forgetting and erasing. Onthe other hand, individual and collective memories remain, cultivatedand shared despite the official history, being preserved for guardingthe foundations of the construction of identities and their traditions.The erasure was first promoted by the removal of the entire populationof the existing village, so that the place was inhabited with a new andmultiple population in its origins, possessing plural identities, habits andtraditions, loaded with affections, Speculations and impressions aboutthe new locality and a new regime of government. A population thatmust adhere to a new order about which they know little or nothing, butwhose goal is to align the country with the more civilized nations towardprogress. The adjustment of society, which had not had enough time toassimilate the new social structure that had emerged from the abolition,would not have been easy on favorable terms - under a cohesive regimeof government, clear and with a broad educational project. But this wasnot the case. On the contrary, the process was triggered by an elite thatdid not even have a consensus on the form the Republic would take.
Assunto: Cartões postais
Arte e fotografia
Fotografia documentária
Artes
Belo Horizonte (MG) História
Memória coletiva
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARTK2B
Data do documento: 11-Abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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