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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desenvolvimento de uma metodologia para previsão de trincas em engrenagens bi-helicoidais nas bobinadeiras dos laminadores Sendzimir sujeitas a danos acumulados por fadiga de contato
Autor(es): Douglas Matias Araújo Alvarenga
primer Tutor: Antonio Eustaquio de M Pertence
primer miembro del tribunal : Paulo Roberto Cetlin
Segundo miembro del tribunal: Paulo Cesar de Matos Rodrigues
Resumen: Laminadores do tipo Sendzimir são amplamente utilizados em siderúrgicas que produzem aços inoxidáveis. Para o funcionamento destes laminadores são utilizadas bobinadeiras de chapas (uma a esquerda e uma a direita do laminador). As bobinadeiras são acionadas através de um motor acoplado a um par de engrenagens cilíndricas bi-helicoidais que por sua vez está ligado a um mandril onde as chapas são enroladas em forma de bobinas. Foi desenvolvida neste trabalho uma metodologia para previsão de vida útil em engrenagens bi-helicoidais nas bobinadeiras de chapas dos laminadores Sendzimir sujeitas a danos acumulados por fadiga de contato. A metodologia proposta é baseada no acúmulo de danos por fadiga das engrenagens, onde foram introduzidos no modelo de previsão de vida todos os parâmetros considerados relevantes. A regra linear de acúmulo de danos de Miner é utilizada para quantificar o dano na engrenagem a cada volta que a mesma realiza. A idéia é que a metodologia sirva como ferramenta de controle que permita a previsão da manutenção/substituição da coroa do par de engrenagens cilíndricas bi-helicoidais avaliado considerando a existência de defeitos por fadiga de contato tipo pitting. A metodologia foi aplicada em um estudo de caso com avaliação experimental durante 40 dias, totalizando quase 1,5 E+06 de ciclos sobre os dentes da coroa da bobinadeira de chapas. Foi verificado que o regime de lubrificação atuante tem grande influência no dano final acumulado, e o regime é altamente influenciado pelo valor do torque na coroa e pela temperatura do óleo lubrificante. O aumento da velocidade do processo de bobinamento de 458 m/min para 600 m/min não ocasionou um impacto significante na vida à fadiga de acordo com a metodologia proposta. Observou-se que existem características da engrenagem que são alteradas após a entrada em operação das mesmas, sendo proposta ações para o ajuste destas características. A metodologia proposta não aborda carregamentos considerados anormais, tais como aqueles advindos de falhas na montagem das engrenagens.
Abstract: Sendzimir rolling mills are widely used in Stainless Steel plants. It uses winders (one at each side) to reel the steel strip. The winders are powered by a electric motor coupled with a pair of double helical gears, that in turn, is connected to a mandrel where the strip are reeled to form a coil. In this work was developed a methodology for life prediction of double helical gears at Sendzimir mill winders submitted to contact fatigue cumulative damage. The proposal of methodology is based on the gear fatigue cumulative damage, wherein every relevant parameter are introduced on the life prediction model. The Miners linear damage rule is used to quantify the damage on the gear at each turn it carry out. The main objective of this work is to propose a methodology to be used as a control tool to allow the prediction of gear maintenance/replacement in case it presents pittings. The methodology was applied in a experimental case that lasted 40 consecutive days, totalizing almost 1,5 E+06 cycles at gear teeth. It was verified that the operating Regime of lubrication has great influnce over the final cumulative damage, and it is highly affected by the torque and the oil temperature. The increase of process speed from 458 m/min to 600 m/min has not made a signifficant influence on the fatigue life regarding the proposed methodology. It was observed there is some gear features that are modified after it begins to work, being proposed to apply the methodology adjusting these features. The methodology does not contemplate abnormal process loadings, as such resulting from gear mounting failures.
Asunto: Engrenagens
Desgaste mecânico
Engenharia mecânica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASFFX6
Fecha del documento: 7-feb-2017
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