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Type: Tese de Doutorado
Title: Avaliação do Programa Saúde na Escola com foco na integração entre Unidade Básica de Saúde e Escola de Ensino Fundamental: um estudo de caso em Belo Horizonte, Brasil
Authors: Fernanda Piana Santos Lima de Oliveira
First Advisor: Efigenia Ferreira e Ferreira
First Co-advisor: Andrea Maria Duarte Vargas
First Referee: Benigna Maria de Oliveira
Second Referee: Eliete Albano de Azevedo Guimarães
Third Referee: Andreia Maria Araújo Drummond
metadata.dc.contributor.referee4: Flavio de Freitas Mattos
Abstract: O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da saúde e educação tem como meta a construção de escolas saudáveis. O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação do Programa Saúde na Escola (PSE). Foi realizado um estudo de caso em Belo Horizonte em duas Escolas de Ensino Fundamental (EEF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, e desenvolvido em cinco etapas: 1. Análise estratégica por meio de um estudo de avaliabilidade do PSE, baseado nas seis linhas de orientação sobre o processo em que se deve pautar esse tipo de estudo e utilizando os parâmetros de qualidade do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCEE). O PSE em Belo Horizonte foi considerado um programa avaliável; 2. Mapeamento da literatura sobre avaliações econômicas de programas de saúde escolar, realizado no PubMed/Medline para estudos publicados na última década, utilizando como estratégia de busca os termos "cost", "economic evaluation", "school health services", "school health", "school health promotion" e "school health program. Os resultados, após a análise de 35 artigos mostraram uma relação positiva entre os programas de saúde escolar, custos e benefícios para os escolares e as comunidades; 3. Avaliação normativa do programa considerando dados secundários, avaliando a frequência com que as atividades foram realizadas. A análise apresentou desempenho medio em avaliações de saúde (visual, 54,78%; saúde bucal, 53,20%; situação vacinal, 55%; avaliação antropométrica, 83,32%). Ações de prevenção de agravos mais realizadas pelas escolas foram combate a dengue e vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, assim como, ações de promoção de saúde relacionadas à segurança alimentar e promoção de alimentação saudável. Não foram encontrados registros de capacitações realizadas aos profissionais da saúde e da educação. Algumas ações de prevenção de agravos que parecem ser de domínio dos executores foram feitas com maior frequência. As ações de promoção da saúde apresentaram os piores resultados apesar de sua importância. Os sistemas de monitoramento possuem falta de regularidade de alimentação e a falta de capacitação para o preenchimento; 4. Avaliação do contexto por meio da análise com foco na integração entre a saúde e a educação no PSE, um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que se iniciou com uma matriz de indicadores, a partir do modelo teórico e lógico desenvolvido no estudo de avaliabilidade, que foi consensuada por experts utilizando a Técnica Delphi, possibilitando a contrução de um roteiro de entrevista semiestruturado. Como resultado, o PSE em Belo Horizonte apresentou uma característica multissetorial, onde a maioria das ações e serviços prestados foi planejada por um único setor e aplicados junto aos outros, com baixo ou nenhum vínculo entre as equipes, sendo as ações pontuais, pouco efetivas e sem sustentabilidade; 5. Avaliação da efetividade por meio da análise da percepção dos estudantes sobre o PSE, estudo qualitativo, com coleta de dados realizada com escolares de onze a quatorze anos de idade e como instrumento de coleta foi utilizado narrativa escrita. A partir da análise das narrativas escritas foram identificados três temas: Facilidade de atendimento e cuidado; Aprendizagem e cuidado; e Bondade, gratuidade ou direito? Os escolares perceberam as atividades assistenciais desenvolvidas pelo programa, mas o mesmo não ocorreu com as atividades preventivas e de promoção de saúde. O programa é percebido como ajuda e favor, sujeito a gratidão. Os escolares se mostraram passivos e receptivos sem, no entanto, o protagonismo necessário à produção da própria saúde. A corresponsabilização parece ser uma semente ainda germinando.
Abstract: The School Health Program (SHP), an intersectoral health and education policy, aims to build healthy schools. The aim of this study was to carry out an evaluation of the School Health Program. The case study was carried out in Belo Horizonte in two Elementery Schools (ES) and Basic Unit Health (BUH), and was developed in five stages: 1. Strategic analysis through a SHP Evaluatability Study, based on the six guidelines on the process in which this type of study should be guided and using the quality parameters of the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCEE). The SHP in Belo Horizonte was considered an evaluable program; 2. Mapping of the literature on economic evaluations of school health programs, carried out in PubMed / Medline for studies published in the last decade, using as search strategy the terms "cost", "economic evaluation", "school health services", "school. The results, after the analysis of 35 articles, showed a positive relationship between school health programs, costs and benefits for schoolchildren and communities; 3. Normative considering secondary data, evaluating the frequency with which the activities were carried out. The analysis presented average performance in health assessments (visual, 54.78%, oral health, 53.20%, vaccine situation, 55%, anthropometric evaluation, 83.32%). Actions to prevent more serious diseases in schools have been to combat dengue and vaccination against human papillomavirus, as well as health promotion actions related to food safety and promotion of healthy eating. No education records were found for health and education professionals. Some actions to prevent injuries that appear to be in the hands of the executors were made more frequently. The actions of health promotion presented the worst results despite their importance. Monitoring systems lack proper regularity of food and capacity to fulfilneut; 4. Evaluation of the context through the analysis focusing on the integration between health and education in the SHP, a case study with a qualitative approach, which used a matrix of indicators, based on the theoretical and logical model developed in the study of assessability, which was agreed by experts using the Delphi Technique, enabling the construction of a semi-structured interview script. As a result, the SHP in Belo Horizonte presented a multisectoral characteristic, in which most of the actions and services provided were planned by a single sector and applied to others, with low or no link between the teams, being the punctual actions not very effective and without sustainability; 5. Evaluation of effectiveness through the student perceptions about the SHP, qualitative study, with data collection carried out with schoolchildren from eleven to fourteen years old and as instrument of data collection was used written narrative. From the analysis of written narratives, three themes were identified: Ease of care and care; Learning and care; and Kindness, gratuity and help?. The schoolchildren perceived the assistance activities developed by the program, but the same did not occur with preventive and health promotion activities. The program is perceived as help and favor, subject to gratitude. The schoolchildren were passive and receptive without, however, the protagonism necessary to the production of their own health. Co-responsibility seems to be a seed still germinating.
Subject: Saúde escolar
Avaliação de programas e projetos de saúde
Estudos de avaliação
Colaboração intersetorial
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ATXKKG
Issue Date: 31-Jul-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado



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