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Type: Tese de Doutorado
Title: Estudo de caso de um centro de controle de sistema elétrico de potência: uma abordagem tridimensional
Authors: Lucia Helena Souza de Toledo
First Advisor: Maria Helena Murta Vale
First Co-advisor: Francisco de Paula Antunes Lima
First Referee: Francisco de Paula Antunes Lima
Second Referee: Raoni Guerra Lucas Rajao
Third Referee: Fernando Henrique Silveira
metadata.dc.contributor.referee4: Laerte Idal Sznelwar
metadata.dc.contributor.referee5: Delly Oliveira Filho
Abstract: A operação dos sistemas elétricos de potência tem sido executada pelas empresas de energia de elétrica, nas últimas décadas, a partir de um centro de controle. Tem-se observado, desde então, que a evolução desses centros normalmente tem se processado em função de dois condicionantes principais: mudanças na forma de funcionamento do setor elétrico e avanços na tecnologia, sobretudo nas áreas de informática e de telecomunicação. Reformas do setor elétrico no Brasil e no mundo e as revoluções tecnológicas, ocorridas nos últimos anos, colocaram os centros de controle num contexto diferente e mais complexo do que o conhecido até então. Esse novo contexto caracteriza-se pela inserção das empresas de energia elétrica, levando consigo os centros de controle, num ambiente competitivo e pressionado por fortes restrições ambientais e financeiras, e por uma nova hierarquia operativa, onde novos atores avaliam e penalizam seudesempenho. O desenvolvimento tecnológico, se por um lado, traz recursos mais poderosos, por outro, aumenta a dificuldade da atuação dos operadores, pela diversidade de protagonistas e crescimento do sistema elétrico de potência, cada vez mais interligado. Sob a perspectiva humana, para enfrentar esse ambiente, novas habilidades são exigidas dos operadores dos centros de controle, sendo que os mais novos, em função de mudanças organizacionais e tecnológicas, têm se apresentado de uma forma atípica, com um novo perfil, requerendo inovações na sua gestão. Os fatos mencionados motivaram a realização desta tese sobre centros de controle de sistema elétrico de potência. O objetivo principal foi responder à pergunta: a última reforma do setor elétrico trouxe riscos à confiabilidade dos sistemas, em função dos seus desdobramentos nos centros de controle? Para isso, buscou-se analisar os centros de controle de sistema elétrico de potência, investigar os impactos das mudanças sobre esses centros, e apresentar propostas mitigadoras dos problemas encontrados. Outro objetivo foi deixar um breve registro histórico das transformações ocorridas no setor elétrico para as futuras gerações. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada uma orientação metodológica sociotécnica, uma vez que os centros de controle se enquadram nacategoria dos sistemas complexos e viu-se a necessidade de analisar esta complexidade em partes, para melhor compreender o todo. Esta abordagem não é muito utilizada na área de Engenharia Elétrica, com relação aos centros de controle, uma vez que o tecnocentrismo, tradicionalmente, tem sido aplicado nesses estudos, limitando seu espaço de problemas e soluções. Fatores ditos não-técnicos foramtambém considerados, uma vez que ampliam esse espaço, mostrando-o de forma mais abrangente. Assim sendo, a pesquisa abordou três dimensões dos centros de controle, aqui denominadas: sócio-organizacionais, humanas e tecnológicas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, focalizando um estudo de caso de um centro de controle brasileiro. Buscou-se analisar os centros de controle sob a perspectiva de seus atores principais, os operadores. Recorreu-se também ao embasamento teórico a partir de uma revisão bibliográfica. Para dar suporte ao desenvolvimento desta tese, utilizou-se a integração de experiência acadêmica e práticas obtidas na área de operação de sistemas elétricos de potência e de engenharia de produção.
Abstract: The electric power companies have carried out the operation of the Electric Power Systems in the last decades, from a control center. It has been observed since then that the evolution of these centers has usually been processed by two main factors: changes in the way the electric sector works and advances in the technology, especially in the areas of information technology and telecommunications. Reforms of the electric sector in Brazil and in the world, and the technological revolutions that have occurred in recent years have placed the control centers in a different and more complex context than what was known until then. This new context is characterized by the insertion of electric power companies,taking control centers with them, in a competitive environment and under pressure from strong environmental and financial constraints, and by a new operational hierarchy, where new actors evaluate and penalize their performance. Technological development, on the one hand, brings more powerful resources, on the other, intensifies the difficulty of the operators by the diversity of protagonists, and the growth of the power system, increasingly interconnected. From a human perspective, new skills are required of the control center operators to deal with this environment, and the younger ones, due to organizational and technological changes, have presented themselves in an atypical way, with a new profile, requiringinnovations in their management. The above mentioned facts motivated the realization of this thesis about power system control centers. The main objective was to answer the question: did the last reform of the electric sector bring risks to the reliability of the systems, due to its unfolding in the control centers? In order to do this, we sought to analyze the control centers of the electric power system, to investigate the impacts of the changes on these centers, and to present proposals to mitigate the problems encountered. Another objective was to leave a brief historical record of the transformations that occurred in the electric sector for future generations. For the development of the work, a socio-technical methodological orientation was used, since the control centers fall under the category of complex systems and it was seen the need to analyze this complexity in parts, to better understand the whole. This approach is not much used in the area of Electrical Engineering, in relation to controlcenters, since technocentrism has traditionally been employed in these studies, limiting its space of problems and solutions. Non-technical factors were also considered, since they extend this space, showing it more comprehensively. Thus, the research addressed three dimensions of control centers, here called: socioorganizational, human and technological. As a methodology, qualitative research was used, focusing on a case study of a Brazilian control center. The aim was to analyze the control centers from the perspective of their main actors, the operators.The theoretical basis was a bibliographical review. To support the development of this thesis, the integration of academic experience and practices obtained in the area of operation of power systems and production engineering was utilized.
Subject: Sistemas de energia elétrica Controle
Energia eletrica
Engenharia elétrica
Sistemas elétricos de potência
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AUVLDA
Issue Date: 6-Mar-2017
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