Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVAJ4Q
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ronald Dickmanpt_BR
dc.contributor.referee1Bismarck Vaz da Costapt_BR
dc.contributor.referee2Sabino Jose Ferreira Netopt_BR
dc.contributor.referee3Carlos Eduardo Fiore dos Santospt_BR
dc.contributor.referee4Edson Denis Leonelpt_BR
dc.creatorMauro Lucio Lobao Ianninipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:01:47Z-
dc.date.available2019-08-11T02:01:47Z-
dc.date.issued2017-05-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVAJ4Q-
dc.description.abstractThe contribution of Nagel and Schreckenberg (NaSch) model in study of traffic models is remarkable. First of all it is the first model based on cellular automata, the update rules is quite simple but one of them has a special importance: the randomization process. This step introduces a stochastic parameter, the probability p, in the system capable of reproduce some features quite common in real traffic, e.g., the transition between free flow to jammed state. In original NaSch model the randomization process produces a lot of unusual behaviours, for instance we have the exaggerated decelerations due the addition of randomization process to the slowing down one. We propose a slight modification in randomization step that produces two kinds of drivers behaviours: The stochastic and deterministic. The first one, as an original model, the drivers can deceleration in the randomization process with probability p. The second one cannot. Despite of simplicity, this new model produces interesting results as phase transition, hystereses and absorbing state. The plane p-p is divided in three different regions. The first one represents an absorbing state, all conductors have deterministic behaviour. The second one the state which both sort of behaviours coexists and the system never evolves to absorbing state, and the third one, in which the state of a system depends on its initially configuration: some distributions can evolve to absorbing states and others cannot.pt_BR
dc.description.resumoA contribuição do modelo de Nagel e Schreckenberg (NaSch) no estudo dos modelos de tráfego é notável. Inicialmente foi o primeiro modelo baseado em autômatos celulares com regras de atualização bastante simples. Uma delas tem uma importância especial: o processo de randomização. Essa etapa introduz um parâmetro estocástico, a probabilidade p, no sistema capaz de reproduzir algumas características bastante comuns no tráfego real, por exemplo, a transição entre o fluxo livre para o estado congestionado. No modelo NaSch original, o processo de randomização produz muitos comportamentos incomuns, por exemplo, desacelerações exageradas devido à adição do processo de randomização ao processo de adaptação. Propomos uma ligeira modificação no passo de randomização que produz dois tipos de comportamentos do condutor: O estocástico e o determinístico. O primeiro, como no modelo original, os motoristas podem desacelerar no processo de randomização com probabilidade p. O segundo não está sujeito à desaceleração nessa etapa. Apesar da simplicidade, este novo modelo produz resultados interessantes como transição de fase, histerese, estado absorvente. O plano p-p é dividido em três regiões distintas. A primeira representa um estado absorvente, todos os condutores têm comportamento determinístico. A segunda, o estado em que ambos os tipos de comportamentos coexistem e o sistema nunca evolui para estado absorvente e a terceira, na qual o estado do sistema depende da sua configuração inicial: algumas distribuições podem evoluir para estados absorventes e outras não.pt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subject.otherFenômenos críticos (Física)pt_BR
dc.subject.otherFísica estatísticapt_BR
dc.titleTraffic model with an absorbing phase transitionpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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