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dc.contributor.advisor1Nadia Laguardia de Limapt_BR
dc.contributor.referee1Cristiane de Freitas Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Jacqueline de Oliveira Moreirapt_BR
dc.creatorFabiana Cerqueira do Patrocíniopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T12:21:24Z-
dc.date.available2019-08-13T12:21:24Z-
dc.date.issued2016-07-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCLBM-
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of an investigation carried out on blogs and social medias of adolescents aged 12 and 16, on the topic of fashion. The research aimed to analyze the relationship between adolescence, Fashion and female. It starts from the assumption that such blogs could operate for some of the authors as a way to approach the female. For the analysis of the material, we used the psychoanalytic theory in dialogue with authors from other fields of knowledge. The theoretical research included the following subjects: adolescence, under the historical, cultural and psychoanalytic perspectives; identification under the psychoanalytical perspective; Fashion and clothing, under the sociological and philosophical perspectives; Women, on the theories of Freud and Lacan. We seek, in the light of these two authors, analyze the relationships between women, body and clothes. We concluded that the internet is fertile ground for contemporary identifications in the course of adolescence logical time, which, in the Ideal decay times, can be around the consumer goods. We believe, however, that the virtual space, with its multitude of options, from a cultural context that encourages individual choices and creativity, can be used for elaborations on the female, allowing the unique creation, from small details.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o resultado de uma investigação, realizada em blogs e redes sociais de adolescentes, com idades entre 12 e 16 anos, que abordam o tema da Moda. A investigação teve como objetivo principal analisar a relação existente entre adolescência, Moda e feminino. Ela parte da hipótese de que tais blogs pudessem operar, para algumas das autoras, como uma forma de abordar o feminino. Para a análise do material, utilizamos a teoria psicanalítica em diálogo com autores de outros campos do saber. A pesquisa teórica incluiu os seguintes temas: adolescência, sob as perspectivas histórica, cultural e psicanalítica; identificação, sob a perspectiva psicanalítica; Moda e roupas, nas perspectivas sociológica e filosófica; feminino, nas teorias de Freud e Lacan. Buscamos, sob a luz destes dois autores, analisar as relações entre feminino, corpo e roupa. Concluímos que a internet é um campo fértil para as identificações contemporâneas no tempo lógico da adolescência, que, em épocas de declínio do Ideal, podem se constituir em torno dos objetos de consumo. Acreditamos, porém, que o espaço virtual, com a sua multiplicidade de opções, a partir de um contexto cultural que estimula as escolhas individuais e a criatividade, pode ser usado para as elaborações sobre o feminino, permitindo a criação singular, a partir dos pequenos detalhes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectRoupapt_BR
dc.subject.otherFemininopt_BR
dc.subject.otherRoupas Psicologiapt_BR
dc.subject.otherAdolescentespt_BR
dc.subject.otherModapt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleAdolescência, feminilidade e modapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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