Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWCLP8
Type: Tese de Doutorado
Title: A relação do musico com o trabalho: quando o trabalho do musico passa de trabalho improdutível para trabalho produtível em Belo Horizonte
Authors: Valmir Alcântara Alves
First Advisor: Maria de Fatima Almeida Martins
First Referee: Geraldo Márcio Alves dos Santos
Second Referee: Marco Antonio Farias Scarassatti
Third Referee: Wellington de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Edgard Leite de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Wilson Honorato Aragão
Abstract: A tese verificou os atuais processos e relações do músico com a atividade humana específica ao produzir som como um trabalho, a partir da investigação dos processos de produção da música na cidade de Belo Horizonte, como expressão dessa atividade. Para compreender tais processos, se faz necessária uma análise do contexto social, político, econômico e cultural onde estão inseridos para que criássemos uma tese que contribua para explicitar a dialética do trabalho improdutivo e produtivo, material e imaterial, numa dinâmica do trabalho do músico na cidade Belo Horizonte, considerada a capital da música pelos veículos midiáticos. Esta tese se constituiu em estudo que procurou articular os processos gerais da produção capitalista ao trabalho específico do músico. O cenário histórico de exploração da força de trabalho do músico permite ao capitalismo criar novas nomenclaturas como espécie de maquiagem dessa exploração. Exemplos de como esse contexto reproduz essas diversas faces são as leis de incentivo à cultura, que já se fixaram num modelo econômico da produção artística no Brasil. Esta, por sua vez, foi nomeada também mais recentemente como a nova economia criativa, que vem adequando tais relações de trabalho com a música da forma que lhe assegura e amplia sua margem de lucro. Recentes levantamentos pontuais sobre a economia da arte, produzidos pela fundação João Pinheiro, especialmente sobre o setor cultural na cidade de Belo Horizonte, contribuem diretamente para nossa proposta de estudo, que busca aprofundar suas análises na relação do trabalhador da arte, em especial o músico, e sua precarização verificada brevemente nas limitações de suas condições de contratações e de pagamentos. Nossa pretensão de estudo foi produzir um conhecimento que dialogasse com a dicotomia entre trabalho produtivo e trabalho improdutivo, nos permitindo hipóteses sobre a superação desse modo de produção na arte, cuja fraqueza e robustez residem contraditoriamente em suas crises. Revisamos essas duas categorias e a noção dessa tipificação do trabalho formulada por Marx, a qual constrói a hipótese desvelada a partir da tese quando a atividade humana do trabalho em produzir som passa de trabalho improdutível para produtível. Isso ocorre devido à inconstante mudança dos paradigmas socioculturais e mercadológicos dos tempos atuais, até porque existe uma grande dificuldade, no caso da arte, de identificação do trabalho improdutivo ou do trabalho produtivo apenas pela caracterização da mais-valia.
Abstract: This thesis aims to analyze the current processes and musicians relations with specific human activity in producing sound as a job, from the investigation of music production processes in the city of Belo Horizonte, as an expression of the activity. In order to understand such autonomous processes in an analysis of the social, political, economic and cultural context it is necessary we create a thesis which contributes to the dialectic of unproductive and productive work in a dynamic job - that of the musician. Our intention was to build a thesis that constituted a study seeking to articulate the general process of capitalist production to the specific work of the musician. The historical setting of the exploitation of the musician workforce allows capitalism to create new classifications as a kind of make-up for the exploitation. There are laws to encourage culture, which has already set an economic model of artistic production in Brazil, named new creative economy. It comes from adapting such work relationships in a way to ensure for itself and expand its profit margin. Recent specific surveys on the economy around art, produced by João Pinheiro Foundation about the cultural sector in the city of Belo Horizonte, directly contributes to our study, which seeks to deepen the relationship between the art worker, especially the musician, and his precarious conditions. We checked, briefly, the limitations of conditions of contracts and payments. Our study produces knowledge that dialogues with the dichotomy between productive labor and unproductive labor, enabling us to formulate hypotheses about overcoming that mode of production whose weakness and strengths rest contradictory within its crises. We review those two categories and the classification of formulated work by Marx, which can be used to build the hypothesis that we unveil. The thesis when human activity work in producing sound goes from unproductive work to productive can be demonstrated due to the inconsistency in the changing sociocultural and market paradigms of modern times. There is great difficulty in the case of the art of identifying the unproductive labor or productive work only by the characterization of surplus value.
Subject: Trabalho Aspectos sociais
Músicos
Educação
Músicos brasileiros Aspectos sociais
Músicos Trabalho Belo Horizonte (MG)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWCLP8
Issue Date: 15-Jan-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_capa_dura.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.