Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXJ8U
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Antonio Souza de Deuspt_BR
dc.contributor.referee1Altair Sancho Pivoto dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Astreia Soares Batistapt_BR
dc.contributor.referee3Nilton Silva dos Santospt_BR
dc.contributor.referee4Antonio Gilberto Costapt_BR
dc.contributor.referee5Weber Soarespt_BR
dc.creatorGabriela de Lima Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T03:08:49Z-
dc.date.available2019-08-11T03:08:49Z-
dc.date.issued2018-04-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXJ8U-
dc.description.abstractThis study is related to Cultural Geography and its possibilities of approximation with the preservation of heritage. The research focused on the resistance and resilience strategies of the Club dos Lacaios, a traditional carnival group from Ouro Preto, which celebrated 150 years of existence in 2017. We adopted an ethnographic/ ethnogeographic method, privileging the interpretative lines that identify the landscape as a new way of seeing the world and, then, presenting a practice of heritage preservation from the belonging and appropriation of space by individuals. The identification of the most important elements for the Club, its marks of tradition and resistance were what we call the Zé Pereira festive landscape. Concepts and applications of the landscape category were rescued to analyze the present and constituent elements of a group that, when organized in Zé Pereira do Club dos Lacaios, are able to signal the sociocultural identity of Ouro Pretos residents.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo vincula-se à Geografia Cultural e às suas possibilidades de aproximação com a preservação do patrimônio. A investigação focou-se nas estratégias de resistência e resiliência do Club dos Lacaios, grupo carnavalesco tradicional de Ouro Preto que, em 2017, comemorou 150 anos de existência. Adotamos um método de cunho etnográfico/etnogeográfico, privilegiando as linhas interpretativas que identificam a paisagem como uma nova maneira de ver o mundo para, então, apresentar uma prática de preservação patrimonial a partir do pertencimento e da apropriação do espaço pelos indivíduos. A identificação dos elementos mais importantes para o Clube, suas marcas de tradição e de resistência constituíram o que chamamos de paisagem festiva do Zé Pereira. Conceitos e aplicaçoes da categoria paisagem foram resgatados para analisar os elementos presentes e constitutivos de um grupo que, quando organizados em Zé Pereira do Club dos Lacaios, são capazes de sinalizar a identidade sociocultural dos moradores de Ouro Preto.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectGeografia Culturalpt_BR
dc.subjectPaisagem Festivapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectEtnogeografiapt_BR
dc.subject.otherCarnaval Ouro Preto (MG)pt_BR
dc.subject.otherGeografia humana Ouro Preto (MG)pt_BR
dc.subject.otherComportamento espacialpt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural Proteção Ouro Preto (MG)pt_BR
dc.titleProtagonismo sociocultural do Zé Pereira do Club dos Lacaios em Ouro Preto/MG: paisagem festiva e patrimônio intangívelpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_gabriela_de_lima_gomes_2018.pdf77.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.