Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U
Type: Tese de Doutorado
Title: Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da educação de jovens e adultos
Authors: Julio Cezar Matos Pereira
First Advisor: Leoncio Jose Gomes Soares
First Referee: Analise de Jesus da Silva
Second Referee: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Third Referee: Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes
metadata.dc.contributor.referee4: Nelson De Luca Pretto
Abstract: Esta pesquisa foi realizada com professoras, educandas e educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública municipal, uma escola pública federal e duas escolas privadas, todas em Belo Horizonte. O principal objetivo foi conhecer sobre os usos das tecnologias móveis por professores e educandos da EJA, a partir da escola, para compreender como eles se apropriam dessas tecnologias e as utilizam em seu cotidiano em situações de pesquisa, aprendizagem, comunicação e socialização. Dessa forma, foi utilizado um pequeno questionário e foram realizadas pesquisas documentais, observações de campo e entrevistas para tentar saber se os usos dessas tecnologias têm relação com o processo de formação dos educandos que estão nas escolas de EJA e com o trabalho pedagógico desenvolvido. Tive como hipótese que o uso dessas tecnologias pode ajudar na formação dos educandos da EJA, tanto os frequentes às aulas quanto aqueles que não conseguem estar tão presentes à escola devido aos seus ritmos de vida e de trabalho. Ao final, pretendo que a tese confirme se as tecnologias móveis são utilizadas como recursos de aprendizagens nas escolas de EJA e se elas aproximam os educandos da escola. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a EJA e as tecnologias em geral, para ajudar na análise dos dados pesquisados e no entendimento desses temas. Para isso, procuramos estabelecer um diálogo com as contribuições de Adam Schaff, André Lemos e Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick, Zygmunt Bauman, dentre outros autores.
Abstract: This research was carried out with Young and Adults Education (YAE) teachers and students, in a municipal public school, a federal public school and two private schools, all in Belo Horizonte. The main objective was to learn about the use of mobile technologies by YAE teachers and students, from the school, to understand how they appropriate these technologies and how they use them in their daily lives in research, learning, communication and socialization situations. Thus, a small questionnaire was used and documentary researches, field observations and interviews were conducted to try to know if the uses of these technologies are related to the educational process of the students who are in the YAE schools and to the developed pedagogical work. It was hypothesized that the use of these technologies can help in the education of YAE students, both those who frequent classes and those who cannot frequent school because of their life and work rhythms. In the end, it is intended that the thesis confirm whether mobile technologies are used as learning resources in YAE schools and whether they bring students closer to school. A literature review was made about YAE and technologies in general, to assist in the researched data analysis and in the understanding of these themes. For that, we tried to establish a dialogue with the contributions of Adam Schaff, André Lemos and Pierre Lévy, Arthur Clarke, Leôncio Soares, Manuel Castells, Nelson Pretto, Paulo Freire, Uwe Flick and Zygmunt Bauman, among others authors.
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24N2U
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_de_julio_cezar_matos_pereira.pdf14.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.