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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Proposta de um modelo de hipertexto com abordagem semântica para a representação do conhecimento no domínio temático da Intensificação Agropecuária
Authors: Elaine Diamantino Oliveira
First Advisor: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
First Co-advisor: Ivo Pierozzi Júnior
First Referee: Gercina Angela Borem de Oliveira Lima
Second Referee: Celia da Consolacao Dias
Third Referee: Leandro Henrique Mendonça de Oliveira
Abstract: Trata-se de uma pesquisa de mestrado que propõe o uso do hipertexto como instrumento de representação do conhecimento acerca da área temática da Intensificação Agropecuária, cujo teor teórico-conceitual está apresentado no livro de Ester Boserup (1965). No ambiente de aplicação desta pesquisa, que é a Embrapa Informática Agropecuária, dentro de uma parceria estabelecida entre EMBRAPA e a UFMG, está o problema do compartilhamento do entendimento comum de conceitos para o trabalho colaborativo entre os membros do domínio agropecuário. Objetiva-se propor um modelo para conversão do teor do livro, de texto linear, em hipertexto com abordagem semântica, no qual as relações expressas nos links sejam direcionadas para facilitar a aprendizagem do conteúdo semântico contido no documento. A revisão bibliográfica sobre hipertextos, tema central de investigação, foi pautada em trabalhos das áreas de Ciência da Computação, Linguística, Educação, com ênfase na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Para sustentar o estudo, recorre-se aos fundamentos teórico-conceituais do campo da Organização da Informação e do Conhecimento, discutindo os Sistemas de Organização do Conhecimento enquanto instrumentos de representação que possuem diferentes níveis de estruturação semântica. Analisam-se a Teoria da Classificação Facetada, a Teoria do Conceito e os princípios provenientes da Linguística e da Terminologia, mostrando os aportes de cada teoria na modelagem conceitual, sobretudo na estruturação de conceitos em um sistema hipertextual. No contexto da modelagem, a proposta de refinamento das relações semânticas entre conceitos, evidenciada por Maculan (2015), foi utilizada na construção e na aplicação do modelo hipertextual. Considera-se, também, a abordagem da Teoria da Aprendizagem Significativa, que oferece, explicitamente, diretrizes facilitadoras da aprendizagem. No contexto das ferramentas favoráveis ao processo de aprendizagem, caracteriza-se o mapa conceitual como componente da navegação hipertextual e descrevem-se o hipertexto, seu contexto histórico, suas principais características e elementos. Os fundamentos teóricometodológicos abordam conceitos relacionados à estruturação hipertextual, verificando a existência de metodologias de conversão de texto para hipertexto, seja de forma automática, seja manual (intelectual). Partiu-se do pressuposto de que os estudos que abarcam metodologias sobre esse processo de conversão não deixam explícitos, em um único modelo, todos os procedimentos que são necessários para a organização conceitual de hipertextos de forma consistente. Como resultado, o modelo de conversão proposto por esta pesquisa preenche essa lacuna, produzindo critérios consistentes para trabalhar os aspectos conceituais e semânticos do domínio, assim como fornece ao leitor uma estrutura de conceitos semanticamente conectados, a partir da explicitação (refinamento) das relações estabelecidas entre eles. Além disso, sugerem-se ferramentas para visualização de informações, que também auxiliaram na etapa da modelagem, e se mostraram propícias à aprendizagem. Conclui-se que, à medida que a informação se apresenta de forma organizada e semelhante à estrutura cognitiva do leitor, é possível que ocorram processos de aquisição de conhecimento mais significativos do que se comparado à disponibilização de informações apenas no formato linear
Abstract: The present Masters study proposes the use of hypertext as a tool for demonstrating knowledge on the field of Agricultural Intensification, whose theoretical-conceptual basis is addressed by Ester Boserups (1965) book. The issue of sharing common knowledge of concepts for collaborative work among members from the realm of Agricultural pervades the field where this research was applied - Embrapa Informática Agropecuária, in a partnership between EMBRAPA and UFMG. The primary aim is to propose a model for conversion of the book content, from a linear text to hypertext in a semantic approach, in which the relations the links conveyed could be emphasized, leading to improved learning of the semantic content of the document. The theoretical framework regarding hypertexts, central issue of the present investigation, is based on studies in Computer Science, Linguistics, Education, with special focus on Information Science. The basis of the study relies on the theoretical conceptual fundamentals of the Information and Knowledge Organization field, shedding light on the Knowledge Organization Systems as tools for representation with different degrees of semantic organization. The Theory of Faceted Classification, the Theory of Concept and principles from Linguistics and Terminology are analyzed and the assumptions of each theory in conceptual modelling are shown, mainly in the organization of concepts in a hypertextual system. With regard to modelling, the proposal of refinement of the semantic relations between concepts, evidenced by Maculan (2015), is to be used in both the design and the application of the hypertextual model. Moreover, the Theory of Significant Learning approach, which provides learning facilitating guidelines, is taken into account. Regarding learning process useful tools, conceptual maps stand as a hypertextual navigation component alongside a description of hypertext, its historical background as well as its main features and elements. The theoretical methodological principles address concepts associated to hypertextual organization, verifying the presence of methodologies converting texts into hypertexts regardless of their automatic or manual (intellectual) nature. It was presupposed that studies encompassing methodologies for such conversion process do not specify explicitly, in one single model, all the procedures necessary for consistent hypertext conceptual organization. As result, the conversion model proposed by the present study was able to fill such gap, having as its outcome consistent criteria to address the conceptual and semantic aspects of the domain, as well as provided the reader with a range of concepts semantically connected after the refinement of their relations. In addition, tools for information visualization, which were learning-friendly and also useful in the modelling step, were suggested. In conclusion, information is displayed neatly and similarly to the readers cognitive framework while it is likely that highly significant acquisition and knowledge processes occur if compared to information display in linear format
Subject: Sistemas de hipertexto
Modelagem conceitual 
Ciência da Informação
Representação do conhecimento (Teoria da informação)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2JP2A
Issue Date: 5-Jun-2018
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