Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4WG33
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Acolhimento: a prática do serviço social com familiares de adolescentes no Núcleo de Saúde do Adolescente
Autor(es): Marilene Moreira
Primeiro Orientador: Cristiane de Freitas Cunha
Primeiro membro da banca : Patricia Regina Guimarães
Segundo membro da banca: Dorotéia Fernandes da Silva
Resumo: O Ambulatório de Saúde do Adolescente presta atendimento a adolescentes e seus familiares, com abordagem Inter profissional, incluindo projeto de sala de espera, buscando acolhimento e promoção de saúde. Os familiares são acolhidos sempre que houver desejo ou demanda. O objetivo do trabalho é descrever a experiência da prática do acolhimento realizado pelo Assistente Social a uma família atendida no Núcleo de Saúde do Adolescente. A intervenção do profissional teve como referencia a terapêutica do cuidado e a implementação da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde, o código de Ética que regulamenta a profissão do Serviço Social e o seu Projeto Ético Político. Nesta perspectiva entendemos que o acolhimento não é triagem, pois não se constitui como uma etapa do processo, mas como ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos do serviço de saúde.
Abstract: The Outpatient Clinic, in a Hospital provides services to adolescents and their families with interprofessional approach, including project of the waiting room, seeking embracement and health promotion. Family members are welcomed whenever they have desire or demand. The article aims to describe the experience of the practice of welcoming performed by a social worker that attend at the Núcleo de Saúde do Adolescente. A professional intervention had as reference the therapeutic care and the implementation of the National Policy on Humane Health System, the code of ethics governing the profession of social work and the Political Ethics of the Profession Project. In this perspective we understand that the embracement is not screened because they do not constitute as a step in the process, but as an action that should occur in all places and times of the health service.
Assunto: Serviços de saúde para adolescentes
Adolescentes Cuidados médicos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4WG33
Data do documento: 12-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Medicina do Adolescente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tccs_o.pdf692.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.