Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TGRK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Discussões matemáticas de jovens e adultos em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática
Authors: Ludmila Iara Andrade Silva
First Advisor: Jussara de Loiola Araujo
First Referee: Célio Roberto Melillo
Second Referee: Leoncio Jose Gomes Soares
Abstract: Nesta pesquisa investiguei as discussões matemáticas que ocorreram entre alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um ambiente de Modelagem Matemática. As discussões matemáticas referem-se aos conceitos e às ideias ou procedimentos matemáticos pertencentes à disciplina Matemática. Realizei uma pesquisa de natureza qualitativa por meio de observações não estruturadas e participantes, de modo que os dados foram coletados em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PROEMJA). O PROEMJA é vinculado ao Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fica localizado no Centro Pedagógico da UFMG na cidade de Belo Horizonte. As observações foram registradas por meio de gravações de áudio, vídeo, questionário e diário de campo. A partir da análise dos dados foi possível inferir que a produção das discussões matemáticas advém da relação que os alunos da EJA estabelecem entre a Matemática e a sua trajetória pessoal, experiência de vida. Em outras palavras, as discussões matemáticas foram produzidas com a convergência de sinergias entre as experiências escolares e não escolares dos indivíduos com a Matemática. Ademais, os resultados deste estudo sinalizaram também que a ocorrência das discussões matemáticas dos alunos da EJA pode nos oferecer subsídios teóricos sobre as características dessas discussões em um Ambiente de Modelagem Matemática.
Abstract: In this research I investigated the mathematical discussions that occurred among students of Educação de Jovens e Adultos - EJA (Youth and Adult Education) in a Mathematical Modeling environment. The Mathematical discussions refer to the mathematical concepts and ideas or procedures belonging to the mathematical discipline. I carried out a qualitative research through unstructured observations and participants, so that the data were collected in a Junior High School Class of the Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos PROEMJA (Project of High School for Youth and Adults). The PROEMJA is linked to the Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos (Basic Education Program for Youth and Adults) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), which is located at the Pedagogical Center of UFMG, in the city of Belo Horizonte. Observations were recorded through audio, video, questionnaire and field diary recordings. From the analysis of the data it was possible to infer that the production of the mathematical discussions comes from the relation that the students of the EJA establish between the Mathematics and their personal trajectory, life experience. In other words, mathematical discussions were produced with the convergence of synergies between the school and non-school experiences of individuals with mathematics. In addition, the results of this study have also indicated that the occurrence of the mathematical discussions of the EJA students can offer us theoretical subsidies on the characteristics of these discussions in a Mathematical Modeling Environment.
Subject: Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação matemática
Educação
Modelagem matemática
Educação de adultos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TGRK
Issue Date: 30-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ludmila_silva.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.