Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6HKRC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cesar Geraldo Guimaraespt_BR
dc.contributor.referee1Anita Matilde Silva Leandropt_BR
dc.contributor.referee2André Guimarães Brasilpt_BR
dc.creatorJulia Goncalves Declie Fagiolipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T21:53:51Z-
dc.date.available2019-08-09T21:53:51Z-
dc.date.issued2011-06-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6HKRC-
dc.description.abstractThis essay seeks the answer the question: how does the writing of the film Videograms of a revolution rewrites the images (also like the sounds, words, speeches) triggered by the outbreak and conduct of the political event that led to the downfall of Romanian dictator Nicolae Ceausescu? For this, it is essential to characterize the cinema of Harun Farocki and his stylistic, followed by a theoretical effort aimed at understanding the concepts of happening and image as a document. Meanwhile, we can not overlook the inputs of Maurice Mouillaud and Louis Quéré about the notion of happening, as they offer significant contribution in order to discuss the broadcasts and images produced. To elucidate the concept of images as documents, the thought of Georges Didi-Huberman is the central focus. From there on, it becomes possible to analyze three specific filmic operations: framing, off screen and montage. Among them, the montage operation is central, because it reveals the elaborate work of Farocki, involved in writing and rewriting the film images.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo buscar responder à seguinte indagação: como a escritura fílmica de Videogramas de uma revolução reescreve as imagens (assim como os sons, as falas e os discursos) acionadas pelo irromper e desenrolar do acontecimento político que levou à queda do ditador romeno Nicolae Ceausescu? Para tanto, torna-se imprescindível uma caracterização do cinema de Harun Farocki e sua estilística; seguida de um esforço teórico que visa a compreensão dos conceitos de acontecimento e de imagem de arquivo. Nesse ínterim, não se pode negligenciar os aportes de Maurice Mouillaud e de Louis Quéré a respeito da noção de acontecimento, na medida em que oferecem significativa contribuição no sentido de se discutir as transmissões e as imagens produzidas. Para elucidar o conceito de imagem de arquivo, o pensamento de Georges Didi-Huberman é o foco central. A partir daí, torna-se possível analisar três operações fílmicas especificas: enquadramento, fora de campo e montagem. Dentre elas, a montagem é feita operação central, por revelar o minucioso trabalho de Farocki, envolvido na escritura do filme e reescritura das imagens.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagem ao Vivopt_BR
dc.subjectVideogramas de uma Revoluçãopt_BR
dc.subjectImagem de Arquivopt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectHarun Farockipt_BR
dc.subject.otherFafocki, Harun, 1994-2014pt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.titleVideogramas de uma revolução: o acontecimento e as imagens de arquivo no cinema documentáriopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.julia_fagioli.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.