Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B77MR9
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Eficiência da falcoaria com Parabuteo unicinctus no controle no da avifauna em dois aeroportos brasileiros |
Authors: | Carlos Eduardo Alencar Carvalho |
First Advisor: | Jose Eugenio Cortes Figueira |
First Co-advisor: | Adriano Pereira Paglia |
Abstract: | O perigo aviário pode ser definido como a ameaça potencial de colisão entre aeronaves e aves, quer seja no espaço aéreo quer seja no solo, colocando em risco a segurança de vôo Pereira, 2008). Colisões entre aeronaves e a fauna, principalmente avifauna, ocorrem em todo o mundo, desde pequenos incidentes quase imperceptíveis, até acidentes envolvendo a queda de aeronaves e a morte de passageiros e tripulantes. Assim, os registros de acidentes envolvendo fauna silvestre nos Estados Unidos vêm crescendo com o passar dos anos: passaram de 1800 registros, no ano de 1990, para 6.000 nos anos de 2001, 2002 e 2003, sendo que 95% destas colisões envolveram aves (Cleary and Dolbeer 2005). Deste total, 32% representados por aves aquáticas (garças, biguás, socós etc), 28% com gaivotas, 17% com rapinantes, 8% com pombos e 15% com espécies não identificadas. A análise destes acidentes sugere padrões, pois 51% aconteceram entre julho e outubro, 63% durante o dia; 58% durante a descida para pouso e 36% nadecolagem. Por fim, 94% dos acidentes ocorreram abaixo de 900 metros, sendo 74% abaixo de 31 metros |
Subject: | Ecologia Falcoaria Aeroporto |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B77MR9 |
Issue Date: | 29-Jul-2018 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppgecologiaconserva__oemanejovidasilvestre_carloseduardoalencarcarvalho_tesedout_orado.pdf | 64.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.