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Type: Tese de Doutorado
Title: Influência da resistência mecânica de pontos de solda sobre o desempenho de estruturas similares a longarinas veiculares submetidas a teste de colisão
Authors: Diogo Antônio de Souza
First Advisor: Alexandre Queiroz Bracarense
First Referee: Paulo Jose Modenesi
Second Referee: Ariel Rodriguez Arias
Third Referee: Luiz Cláudio Cândido
metadata.dc.contributor.referee4: Paulo Cesar Okimoto
Abstract: Longarinas são componentes estruturais de carrocerias veiculares que têm a função de absorver a energia cinética em situações de colisão frontal. Estas são fabricadas a partir de chapas soldadas por meio do processo de soldagem a ponto por resistência elétrica. Neste contexto, este estudo investigou a interação entre pontos de solda com diferentes resistências mecânica combinados ou não sobre seções estruturais de paredes finas, semelhantes as longarinas, submetidas a testes de colisão. Fatores que influenciam o modo de deformação, como a ocorrência de torção e ruptura catastrófica (total) de pontos de solda foram identificados e caracterizados. Os corpos de prova foram construídos utilizando um aço carbono SAE/ABNT 1006 sem revestimento e espessura de 0,90 mm. Quatro condições de testes foram estabelecidas, diferindo entre si a energia de colisão. Todas as longarinas testadas apresentaram pelo menos a torção de um ponto de solda, em média de 10. Dois modos de deformação característicos foram identificados e descritos na forma de modelo. Duas condições de soldagem foram definidas, sendo que uma em relação a outra produziu pontos de solda com maior e menor resistência mecânica. Esta caracterização se deu por meio de ensaios de arrancamento, torção e análises metalográficas. O ensaio de torção foi crucial para escolha de uma das condições de soldagem, uma vez que o ponto de solda com menor resistência mecânica foi aprovado nos ensaios de arrancamento e análise metalográfica, no entanto, foi reprovado no ensaio de torção. Longarinas produzidas utilizando estas condições de soldagem foram testadas sobre condição de colisão. O resultado mostrou que longarinas construídas somente com a condição de soldagem que produziu pontos de solda com menor resistência mecânica, apresentou pelo menos uma ruptura catastrófica de ponto de solda. Estas longarinas apresentaram menores desaceleração média e menores picos de desaceleração, quando comparadas as longarinas construídas somente com a condição de soldagem que produziu pontos de solda com maior resistência mecânica. Considerando que a deformação máxima e a energia absorvida por todas as longarinas estudadas, não tiveram diferenças significativas. Com relação as longarinas que foram construídas combinando estas duas condições de soldagem, o intuito foi promover rupturas de pontos de solda controladas. Isso significa que pontos de solda com menor resistência mecânica foram dispostos na estrutura considerando possíveis locais de rupturas. Os resultados mostraram que a resistência mecânica do ponto de solda influência o comportamento dinâmico. Isto é, a desaceleração da longarina é influenciada pela resistência do ponto de solda. Todas as longarinas em que foram combinadas as condições de soldagem, as rupturas catastróficas de pontos de solda ocorreram somente em pontos que foram soldados com a condição que produziu pontos de solda com menor resistência mecânica
Subject: Solda e soldagem
Deformações (Mecanica)
Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8UHED
Issue Date: 13-Jul-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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