Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8FEN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kely Cesar Martins de Paivapt_BR
dc.contributor.referee1Helio Arthur Reis Irigaraypt_BR
dc.contributor.referee2Angelo Brigato Éstherpt_BR
dc.contributor.referee3Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melopt_BR
dc.contributor.referee4Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee5Fatima Ferreira Roquetept_BR
dc.creatorGizelle de Souza Magestept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:42:40Z-
dc.date.available2019-08-10T19:42:40Z-
dc.date.issued2018-07-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8FEN-
dc.description.abstractThis thesis refers to the study carried out with five women who write about female empowerment on the internet with the objective of understanding, from the interviewees' point of view, the relationship between active participation in virtual communities on the internet and the construction processes identity and female empowerment. These women build, from their personal pages and publications, virtual communities that give them an extension in the possibilities of identity construction. The focus of the research was qualitative, using as research strategies methods that aim to give voice to the research subject. Data collection was performed in two stages. The first involved the integration of the researcher in the virtual communities to be studied and systematic observation of the relational dynamics of these communities. The second stage involved the selection of women who fit the chosen cut: women who produced content on women's empowerment in a public and frequent way, and who formed virtual communities around the topics discussed. The data analysis of the interviews was carried out through the thematic analysis of content, emphasizing the thematic routes constructed in the narratives and the characters presented in their narratives. The presentation and analysis of data were performed considering each narrative as a case. In each of them, the thematic paths presented in the narrative were analyzed and serve as context for the identifications and belongings claimed by the interviewees, as well as the main actions narrated in the interviews aiming at empowerment, both individually and collectively. The analysis of the thematic pathways has brought important elements for the investigation of the identity construction of women and their empowerment process. The main contributions of this research to organizational studies involve, first, theoretical-conceptual aspects such as the construction of a model that integrates the internet, identity and empowerment. And secondly, the mapping of emerging and current themes that require deeper research, such as digital entrepreneurship and empowerment, organizational practices in digital entrepreneurship, the use of the Internet by social movements and the intersection of class, race and gender in online empowerment processes.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese refere-se ao estudo realizado com cinco mulheres que escrevem sobre empoderamento feminino na internet com o objetivo de compreender, a partir do ponto de vista das entrevistadas, a relação entre a participação ativa em comunidades virtuais na internet e os processos de construção identitária e empoderamento feminino. Estas mulheres constroem, a partir de suas páginas pessoais e publicações, comunidades virtuais que lhe proporcionam uma ampliação nas possibilidades de construção identitária. O enfoque da pesquisa foi qualitativo, utilizando-se como estratégias de investigação métodos que visam dar voz ao sujeito da pesquisa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. A primeira envolveu a integração da pesquisadora nas comunidades virtuais a serem estudadas e observação sistemática da dinâmica relacional dessas comunidades. A segunda etapa envolveu a seleção das mulheres que se enquadravam no recorte escolhido: mulheres que produziam conteúdo sobre empoderamento feminino de forma pública e frequente, e que formavam comunidades virtuais em torno dos temas discutidos. A análise dos dados das entrevistas foi realizada por meio da análise temática de conteúdo, dando ênfase aos percursos temáticos construídos nas narrativas e aos personagens apresentados em suas narrativas. A apresentação e análise de dados foram realizadas considerando cada narrativa como um caso. Em cada um deles, foram analisados os percursos temáticos apresentados na narrativa e que servem como contexto para as identificações e pertencimentos reivindicados pelas entrevistadas, bem como as principais ações narradas nas entrevistas visando ao empoderamento, tanto em nível individual como coletivo. As análises dos percursos temáticos trouxeram elementos importantes para a investigação da construção identitária das mulheres e do seu processo de empoderamento. As principais contribuições dessa pesquisa para os estudos organizacionais envolvem, primeiramente, aspectos teóricoconceituais como a construção de um modelo que integra internet, identidade e empoderamento. E em segundo lugar o mapeamento de temas emergentes e atuais que exigem investigação mais profunda, como é o caso do empreendedorismo digital e empoderamento, das práticas organizacionais no empreendedorismo digital, do uso da internet pelos movimentos sociais e intersecção de classe, raça e gênero nos processos de empoderamento online.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherInternet e mulherespt_BR
dc.subject.otherMulheres Identidadept_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.title#EMPODERAD@S: um estudo sobre construções identitárias de mulheres que discutem empoderamento feminino na internetpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gizelle_de_souza_mageste.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.