Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAGPDH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: "Eu vim para trazer a minha ausência": considerações sobre a produção de sujeitos em intervenções institucionais da educação, saúde e justiça
Autor(es): Elisana Nascimento Santos
Primeiro Orientador: Marcelo Ricardo Pereira
Primeiro membro da banca : Monica Maria Farid Rahme
Segundo membro da banca: Jacqueline de Oliveira Moreira
Resumo: Num contexto institucional de três organismos distintos de saber, no caso, a Educação, a Justiça e a Saúde, mais especificamente, a Saúde Mental, esta pesquisa objetivou compreender como um Sujeito pode ser produzido por tal contexto, tomando como referencial teórico a Psicanálise. Ao nos indagarmos sobre uma possível Produção de Sujeitos, referimo-nos a possíveis impactos subjetivos decorrentes das marcas simbólicas advindas das intervenções sofridas nos serviços pelos quais esses sujeitos são atendidos. Questionamos, assim, neste estudo, se os sujeitos são também formados pelas intervenções institucionais que sofrem ao serem encaminhados e acompanhados, nos caminhos percorridos pela Escola, Fórum de Justiça e CAPSi. Partindo da hipótese de que a concepção de sujeito trabalhada pela psicanálise freudiana nos aponta para uma constituição subjetiva que, apesar de se dar para cada pessoa por meio de processos psíquicos singulares, é necessariamente marcada pelas relações estabelecidas com o outro, seja ele familiar ou social, procuramos traçar um caminho metodológico que nos aproximasse de nosso objeto de pesquisa reconhecido, a priori, somente pela prática cotidiana de trabalho. Assim, realizamos um apanhado de informações, por meio de levantamento documental em prontuários e, além disso, descrevemos um caso para demonstrar o modus operandi das instituições diante de um sujeito específico. Analisamos, neste estudo, a identificação por meio do sintoma como possibilidade de vínculo entre os sujeitos no contexto dos serviços aqui enfatizados, reconhecendo a oposição como um sintoma possível de ser produzido pelos sujeitos. Encontramos dificuldades em responder à questão desta pesquisa, uma vez que constatamos a Saúde Mental, a Educação e a Justiça como instituições clássicas que parecem não se configurar como Ideais de Eu para a maior parte dos sujeitos, de forma a promoverem o estabelecimento de laços emocionais de investimento por identificação aos seus preceitos. Concluímos que o sintoma da oposição pode representar um afeto endereçado às instituições, como resposta sintomática, para denunciar um protesto dos sujeitos diante dos ideais civilizatórios transmitidos institucionalmente na contemporaneidade
Abstract: In an institutional context of three distinct bodies of knowledge, in this case, Education, Justice and Health, more specifically, Mental Health, this research aimed to understand how a subject can be produced by such context, taking as theoretical reference the Psychoanalysis. When we inquire about a possible "Production of Subjects", we refer to possible subjective impacts resulting from the symbolic marks arising from the interventions suffered in the services for which these Subjects are served. Thus, we question whether the subjects are also formed by the institutional interventions that suffer when they are referred and followed, in this study, in the paths covered by the School, Justice Forum and CAPSi. Starting from the hypothesis that the concept of the subject worked by the Freudian Psychoanalysis points us to a subjective constitution that, although it is given to each person through singular psychic processes, is necessarily marked by the relations established with the other, be it familial or social, we seek to trace a methodological path that brings us closer to our object of research recognized, a priori, only by the daily practice of work. Thus, we carry out a collection of information, through a documentary survey in medical records and, in addition, we describe a case to demonstrate the modus operandi of the institutions before a specific subject. We analyzed the identification through the symptom as a possibility of link between the subjects in the context of the services emphasized here, recognizing the opposition as a possible symptom of being produced by the subjects in this study. We find it difficult to answer the question of this research, since we have found Mental Health, Education and Justice as classic institutions that do not seem to fit as Ideals of Self for most subjects, in order to promote the establishment of emotional bonds investment by identification to its precepts. We conclude that the symptom of the opposition can represent an affection addressed to the institutions, as a symptomatic response, to denounce a protest of the subjects in front of the ideologically transmitted civilizational ideals in the contemporaneity
Assunto: Educação
Escolas
Sujeito (Psicologia)
Justiça
Saúde mental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAGPDH
Data do documento: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_elisana_nascimento_santos.pdf805.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.