Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSDE
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Reversões: processo criativo de um dramaturgo em formação
Autor(es): Bruno David Adamy Guimaraes
Primeiro Orientador: Marina Marcondes Machado
Primeiro membro da banca : Vinicius da Silva Lirio
Segundo membro da banca: Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Resumo: Esta dissertação de Mestrado apresenta o meu processo de criação em direção a uma poética dramatúrgica e autoral. O estudo revela o processo da escrita de três monólogos na estética do teatro dramático tal como entendido por Pavis em seu Dicionário de Teatro (2017) e aponta para a construção da realidade cênica como mimese do real, seguindo o escopo tradicional da curva dramática: apresentação das personagens e do conflito, clímax e resolução do conflito apresentado. A dissertação mostra a metodologia que parte da observação atenta de realidade compartilhada e das leituras teóricas e dramáticas, para a construção de um horizonte dramatúrgico que se pretendeu artístico, poético e político. Os monólogos criados apresentam três versões de uma mesma realidade cênica, na qual os personagens vivenciam situações de opressão, sexualidade, religiosidade e uso abusivo de álcool. O trabalho discutiu situações cotidianas vivenciadas no interior de Minas, chamando atenção para questões-problema por meio do teatro dramático.
Abstract: This masters dissertation presents my creation process towards a dramaturgic and authorial poetics. The study reveals the writing process of three monologues on the aesthetics of the dramatic theatre as understood by Pavis in his Dictionary of the Theatre (2017) and points to the construction of the scenic reality as mimesis of the real, intending to be a perfect copy of it and following the traditional scope of the dramatic curve: presentation of the characters and the conflict, climax and resolution of the presented conflict. As the process is revealed, the dissertation shows the methodology that starts from the careful observation of shared reality and the theoretical and dramatic readings for the construction of a dramaturgic horizon that was intended to be artistic, poetic and political. The three monologues created present three versions of the same scenic reality, where the characters experience situations of oppression, sexuality, religiosity and the abusive use of alcohol. With this scenic elaboration, it was intended to discuss on these daily situations experienced in the countryside of Minas Gerais, drawing attention to these problem-questions.
Assunto: Teatro
Criação literária
Representação teatral
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSDE
Data do documento: 21-Mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o___vers_o_finalbruno_davidy.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.