Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FDLLN
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Antonio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Lúcia de Souza Barros Pupo | pt_BR |
dc.creator | Debora Olivia Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T10:03:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T10:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-25 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FDLLN | - |
dc.description.abstract | En esta disertación se estudian las relaciones entre la improvisación teatral y la escritura dramatúrgica, tomando como objetos de estudio el texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, y el texto que resulta de una de las funciones del espectáculo de improvisación teatral Humor mierda (2010), del grupo mexicano Complot Escena. La investigación busca identificar las marcas que el evento de la improvisación teatral puede gestar en un texto dramatúrgico. Para ello, presentará las premisas que constituyen el entrenamiento del improvisador, en la contemporaneidad, sistematizadas por los directores Keith Johnstone y Viola Spolin, con fines de relacionarlas a los conceptos de dialogismo, dramaturgia en proceso y dramaturgia colectiva. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta dissertação estudam-se as relações entre a improvisação teatral e a escrita dramatúrgica, tendo como objetos de estudo o texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, e o texto resultante de uma das apresentações do espetáculo de improvisação teatral Humor mierda (2010), do grupo mexicano Complot Escena. A investigação busca identificar as marcas que o evento da improvisação teatral pode imprimir em um texto dramatúrgico. Para tanto, apresentará as premissas que constituem o treinamento do ator improvisador, na contemporaneidade, sistematizadas pelos diretores Keith Johnstone e Viola Spolin, a fim de relacioná-las aos conceitos de dialogismo, dramaturgia em processo e dramaturgia coletiva. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Commedia dell'arte | pt_BR |
dc.subject | Impro | pt_BR |
dc.subject.other | Goldoni, Carlo, 1707-1793 Arlequim, servidor de dois amos Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Improvisação (Representação teatral) | pt_BR |
dc.subject.other | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.other | Semiótica e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro (Literatura) Técnica | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.title | Improvisação e dramaturgia: o lugar da improvisação teatral na escrita dramatúrgica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_deboravieira_versaofinal.pdf | 908.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.