Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FDLLN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sara Del Carmen Rojo de La Rosapt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Maria Lúcia de Souza Barros Pupopt_BR
dc.creatorDebora Olivia Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T10:03:40Z-
dc.date.available2019-08-13T10:03:40Z-
dc.date.issued2011-03-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8FDLLN-
dc.description.abstractEn esta disertación se estudian las relaciones entre la improvisación teatral y la escritura dramatúrgica, tomando como objetos de estudio el texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, y el texto que resulta de una de las funciones del espectáculo de improvisación teatral Humor mierda (2010), del grupo mexicano Complot Escena. La investigación busca identificar las marcas que el evento de la improvisación teatral puede gestar en un texto dramatúrgico. Para ello, presentará las premisas que constituyen el entrenamiento del improvisador, en la contemporaneidad, sistematizadas por los directores Keith Johnstone y Viola Spolin, con fines de relacionarlas a los conceptos de dialogismo, dramaturgia en proceso y dramaturgia colectiva.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação estudam-se as relações entre a improvisação teatral e a escrita dramatúrgica, tendo como objetos de estudo o texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, e o texto resultante de uma das apresentações do espetáculo de improvisação teatral Humor mierda (2010), do grupo mexicano Complot Escena. A investigação busca identificar as marcas que o evento da improvisação teatral pode imprimir em um texto dramatúrgico. Para tanto, apresentará as premissas que constituem o treinamento do ator improvisador, na contemporaneidade, sistematizadas pelos diretores Keith Johnstone e Viola Spolin, a fim de relacioná-las aos conceitos de dialogismo, dramaturgia em processo e dramaturgia coletiva.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectCommedia dell'artept_BR
dc.subjectImpropt_BR
dc.subject.otherGoldoni, Carlo, 1707-1793 Arlequim, servidor de dois amos Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherImprovisação (Representação teatral)pt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherSemiótica e literaturapt_BR
dc.subject.otherTeatro (Literatura) Técnicapt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titleImprovisação e dramaturgia: o lugar da improvisação teatral na escrita dramatúrgicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_deboravieira_versaofinal.pdf908.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.