Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8G9Q2U
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Castello Brancopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Ester Maciel de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Vânia Maria Baeta Andradept_BR
dc.creatorCarlos Eduardo Batista de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T10:27:44Z-
dc.date.available2019-08-12T10:27:44Z-
dc.date.issued2011-04-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8G9Q2U-
dc.description.abstract"Para que o romance não morra" [Pour que le roman ne meurt pas], "Nuvens" [Des Nuages] et "O encontro inesperado do diverso" [La rencontre inattendue du divers] - des discours prononcés en 1991, dans des contextes divers, par Maria Gabriela Llansol sont les textes qui orientent cette lecture, qui a comme objectif la scrutation, dans lespace de louvre de Llansol, du concept esthétique llansolien drama-poesia [drame-poésie] en rapport avec la reproduction esthétique du monde à la recherche de ce que lauteur portuguaise appelle la bonne nouvelle anoncée à la nature. Le rapport entre le désir et lécriture chez Roland Barthes; la notion de "parole commençante" développée par Maurice Blanchot; la notion daffect développée par Espinosa travérs la lecture de Gilles Deleuze; et aussi la notion de léternel retour chez Nietzsche, amplifiée par la pensée llansolienne, sont la base théorique de ce travailpt_BR
dc.description.resumo"Para que o romance não morra", 'Nuvens", "O encontro inesperado do diverso" - discursos pronunciados por Maria Gabriela Llansol em 1991, em contextos diversos - são os textos que orientam esta leitura, que objetiva perscrutar, no espaço da obra llansoliana, o conceito estético llansoliano drama-poesia em relação com a reprodução estética do mundo, em busca do que a autora portuguesa chama de a boa nova anunciada à natureza. A relação entre desejo e escritura em Roland Barthes; a noção de "palavra começante" desenvolvida por Maurice Blanchot; a noção de afecto desenvolvida por Espinosa, através da leitura de Gilles Deleuze; e, também, a noção de eterno retorno em Nietzsche, amplificada pelo pensamento llansoliano, são as bases teóricas deste trabalho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectéticapt_BR
dc.subjectestéticapt_BR
dc.subjectMaria Gabriela Llansolpt_BR
dc.subject.otherLiteratura Estéticapt_BR
dc.subject.otherFilosofia na literaturapt_BR
dc.subject.otherDiscursos portugueses História e críticapt_BR
dc.subject.otherLlansol, Maria Gabriela, 1931-2008 Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titleA boa nova anunciada à natureza: o 'drama-poesia' em três discursos de Maria Gabriela Llansolpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_boa_nova_anunciada___natureza.pdf882.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.