Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8G9Q2U
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lucia Castello Branco | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vânia Maria Baeta Andrade | pt_BR |
dc.creator | Carlos Eduardo Batista de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T10:27:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T10:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-25 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8G9Q2U | - |
dc.description.abstract | "Para que o romance não morra" [Pour que le roman ne meurt pas], "Nuvens" [Des Nuages] et "O encontro inesperado do diverso" [La rencontre inattendue du divers] - des discours prononcés en 1991, dans des contextes divers, par Maria Gabriela Llansol sont les textes qui orientent cette lecture, qui a comme objectif la scrutation, dans lespace de louvre de Llansol, du concept esthétique llansolien drama-poesia [drame-poésie] en rapport avec la reproduction esthétique du monde à la recherche de ce que lauteur portuguaise appelle la bonne nouvelle anoncée à la nature. Le rapport entre le désir et lécriture chez Roland Barthes; la notion de "parole commençante" développée par Maurice Blanchot; la notion daffect développée par Espinosa travérs la lecture de Gilles Deleuze; et aussi la notion de léternel retour chez Nietzsche, amplifiée par la pensée llansolienne, sont la base théorique de ce travail | pt_BR |
dc.description.resumo | "Para que o romance não morra", 'Nuvens", "O encontro inesperado do diverso" - discursos pronunciados por Maria Gabriela Llansol em 1991, em contextos diversos - são os textos que orientam esta leitura, que objetiva perscrutar, no espaço da obra llansoliana, o conceito estético llansoliano drama-poesia em relação com a reprodução estética do mundo, em busca do que a autora portuguesa chama de a boa nova anunciada à natureza. A relação entre desejo e escritura em Roland Barthes; a noção de "palavra começante" desenvolvida por Maurice Blanchot; a noção de afecto desenvolvida por Espinosa, através da leitura de Gilles Deleuze; e, também, a noção de eterno retorno em Nietzsche, amplificada pelo pensamento llansoliano, são as bases teóricas deste trabalho. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ética | pt_BR |
dc.subject | estética | pt_BR |
dc.subject | Maria Gabriela Llansol | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura Estética | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Discursos portugueses História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Llansol, Maria Gabriela, 1931-2008 Critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.title | A boa nova anunciada à natureza: o 'drama-poesia' em três discursos de Maria Gabriela Llansol | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_boa_nova_anunciada___natureza.pdf | 882.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.