Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RVH4C
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Graciela Ines Ravetti de Gomezpt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Sara Del Carmen Rojo de La Rosapt_BR
dc.contributor.referee3Alai Garcia Dinizpt_BR
dc.contributor.referee4Ana Santana Souzapt_BR
dc.creatorJuliana Helena Gomes Lealpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:40:51Z-
dc.date.available2019-08-14T11:40:51Z-
dc.date.issued2012-02-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RVH4C-
dc.description.resumoNesta tese, a partir da leitura de obras dos escritores Antônio Prata (Brasil), Clarice Lispector (Brasil), Juan José Saer (Argentina) e Pedro Lemebel (Chile), do delineamento de uma genealogia não exaustiva dos usos do termo performance e de alguns estudos já existentes sobre escrita performática, de uma aproximação dialógica com algumas reflexões teóricas de pesquisadores variados (nas áreas da Filosofia, da Arte, da Literatura, dos Estudos Literários, da Sociologia etc.), esboço três núcleos conceituais que tentam oferecer alguma sustentação teórica ao operador escrita performática. O primeiro se refere à presença de um caráter relacional e comunicacional subjacente às manifestações ou aos produtos artísticos pautados na 'performance'; o segundo, a uma dimensão corpórea identificável nessas criações e o terceiro, ao movimento transgressor, dissidente ou experimental perceptível na forma e/ou no conteúdo dessas manifestações. Desses núcleos conceituais, desdobro algumas nomenclaturas: narrador performático, arquivos performáticos, narrativa performática, estética relacional, prosa transdisciplinar, poética da sustentabilidade e poética da deriva, com as quais esta pesquisa tenta ler as obras que compõem seu corpus literáriopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectescrita performáticapt_BR
dc.subject'performance'pt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subject.otherLispector, Clarice, 1920-1977 Hora da estrela Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPrata, Antonio, 1977-pt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherLemebel, Pedro Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Argentina, brasileira e chilenapt_BR
dc.subject.otherSaer, Juan José, 1937- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Brasileira, argentina e chilenapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Chilena, argentina e brasileirapt_BR
dc.titleLiteratura e performance: incursões teóricas a partir da escrita literária de Lemebel, Lispector, Prata e Saerpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_juliana_leal_vers__o_final_25032012.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.