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dc.contributor.advisor1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Adélcio de Sousa Cruzpt_BR
dc.creatorMariana Liceia Campos de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:48:48Z-
dc.date.available2019-08-12T12:48:48Z-
dc.date.issued2013-11-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9D5MKM-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar as peças Ruandi (1977) e Chago de Guisa (1989), do dramaturgo cubano Gerardo Fulleda León, no âmbito da literatura afrodescendente. Partimos do princípio de que a escrita negra carrega marcas pessoais dos autores e é espaço onde os negros falam a partir de seu lugar de enunciação, inscrevendo suas memórias pessoais e coletivas. Nesse sentido, apresentaremos um panorama da produção literária afrodescendente em Cuba, com ênfase para a dramaturgia negra, na qual se insere a produção literária de Gerardo Fulleda León. Levaremos em consideração os estudos culturais e os estudos sobre a memória, procurando, para tanto, estabelecer um diálogo entre os objetos de análise e correntes teóricas diversificadas e adotando, sempre, uma postura não hegemônica a fim de buscar os elementos afrodescendentes nas peças analisadas. Nesse sentido, nossa análise será perpassada por conceitos como identidades, raça, afrodescendência, racismo cultural, negritude, memória, rito, performance ritual, encruzilhada, transculturação, lugar de enunciação, diáspora, entre outros elementos relacionados à história e à literatura afrodiaspórica. Buscando elucidar a escrevivência nas duas obras dramatúrgicas, aprofundaremos nossa reflexão sobre a presença da cosmovisão africana nos textos e os processos de simbolização cultural baseados na cultura iorubá, analisando os mitos, religião e oralidade, que influenciam até hoje as construções identitárias afrodiaspóricas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura afrodescendentept_BR
dc.subjectTeatro afro-cubanopt_BR
dc.subjectGerardo Fulleda Leónpt_BR
dc.subject.otherFulleda Leon, Gerardo, 1942- Ruandi Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.subject.otherFulleda Leon, Gerardo, 1942- Chago de guisa Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro cubano História e críticapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.titleAutoafirmação e rupturas vozes afrodescendentes nas peças Ruandi e Chago de Guisa, de Gerardo Fulleda Leónpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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