Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
Autor(es): | Carla Damêane Pereira de Souza |
Primeiro Orientador: | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
Primeiro membro da banca : | Leda Maria Martins |
Segundo membro da banca: | Marcos Antonio Alexandre |
Terceiro membro da banca: | Silvina Liliana Carrizo |
Quarto membro da banca: | Narciso Larangeira Telles da Silva |
Resumo: | Nesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos Humanos |
Assunto: | Cosmogonia andina Literatura e a guerra Pacifico, Guerra do,1879 1884 Literatura e história Yuyachkani (Grupo teatral) Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretação Teatro peruano História e crítica Memória na literatura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26 |
Data do documento: | 16-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf | 4.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.