Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PMGMM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Esta é a Rádio Pan-Índia: nação, história e destino individual em Os filhos da meia-noite
Autor(es): Alexandre Isaac Siqueira
primer Tutor: Roberto Alexandre do Carmo Said
primer miembro del tribunal : Wander Melo Miranda
Segundo miembro del tribunal: Cielo Griselda Festino
Resumen: Este trabalho coloca em discussão a fortuna crítica concernente ao romance Os filhos da meia-noite de Salman Rushdie. Para isso, coloca em evidência os dois grandes temas levantados pelo romance: a história e a nação. A maneira como são expostos os problemas referentes a esses dois grandes temas levou a crítica a categorizar tal romance como pós-colonial ou pós-moderno. Para a reflexão de ambas categorias, analisa a concepção de tempo histórico que permeia o romance. Pois além da noção da sucessão na diacronia, procura mostrar como a sincronia é essencial para a ideia de nação e para a afirmação do narrador segundo a qual está algemado à história. A proposta é pensar de que maneira esse sujeito da narrativa afirma ser a imagem da história de uma coletividade. Para contribuir com o debate, a dissertação leva em consideração a autobiografia de Salman Rushdie publicada em 2012. Isto porque, devido à perseguição a ele e a seus livros, o autor afirma estar algemado à história de seu tempo como o narrador de seu romance
Abstract: This study discuss the critics' readings of Salman Rushdie's Midnight's Children regarding the two biggest themes risen by this novel: history and nation. Saleem Sinai, the narrator, reflects openly about these two main themes, what led the critics to categorize the novel as post-colonial or post-modern. For the thinking of both categories, we analyze the concept of historical time that surrounds the novel. Because, besides the idea of diachronical series, we show how synchrony is essential not only for the idea of nation, but also for the narrator's claim of being handcuffed to history. We debate how an individual might claim being the image of a collectivity's history. We analyze Salman Rushdie's autobiography to look for more information about the subject. Because, due to the persecution of him and his books, he claims to be handcuffed to his time's history, like the narrator of his novel.
Asunto: História na literatura
Ficção inglesa História e crítica
Rushdie, Salman , 1947 Filhos da meia-noite Crítica e interpretação
Literatura e nação
Pós-colonialismo
Espaço e tempo na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PMGMM
Fecha del documento: 3-oct-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
alexandre_isaac_siqueira._dissertacao.pdf715.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.