Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UZKCT
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiz Fernando Ferreira Sapt_BR
dc.contributor.referee1Marcel de Lima Santospt_BR
dc.contributor.referee2Aparecido Donizete Rossipt_BR
dc.creatorÉrica Sudário Gomes de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:40:19Z-
dc.date.available2019-08-13T13:40:19Z-
dc.date.issued2015-03-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UZKCT-
dc.description.abstractIn Bram Stoker's Dracula (1897), the vampire seduces his victims in a way they feel they are being willingly corrupted, and thus they believe to be transgressing a number of codes established by the society they are inserted in, such as moral and religious values. Dracula's prey, Lucy and Mina, not only allow their corruption, but wish to be corrupted by the vampire. However, they also feel guilty and even sinful. In this thesis, Dracula's seductiveness is discussed as being a representation of temptation and original sin. The novel is compared to some biblical passages, especially the first chapters of Genesis and the book of Leviticus, in which the notions of 'purity' and 'impurity' are delineated. The meanings of blood in both the Bible and Dracula are also relevant in this work. Finally, I consider the vampire's ability to embody nineteenth-century anxieties, and how this ability is related to the victims' own predisposition to error.pt_BR
dc.description.resumoEm Drácula (1897), de Bram Stoker, o vampiro seduz suas vítimas de forma que elas sentem que estão sendo corrompidas por vontade própria, acreditando transgredir uma série de regras estabelecidas pela sociedade em que estão inseridas, como valores morais e religiosos. As presas de Drácula, Lucy e Mina, não só permitem a corrupção, mas também a desejam. No entanto, também se sentem culpadas e até pecaminosas. Nesta dissertação, a sedução de Drácula é discutida como representação de tentação e pecado original. O romance é comparado com algumas passagens bíblicas, especialmente os primeiros capítulos do Gênesis e o livro de Levítico, nos quais são delineadas as noções de 'pureza' e 'impureza'. Os significados de sangue, tanto na Bíblia como em Drácula também são relevantes para este trabalho. Finalmente, considero a capacidade do vampiro de encarnar ansiedades do século XIX e ao mesmo tempo relacioná-la com a própria predisposição das vítimas ao erro.pt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsanguept_BR
dc.subjectDráculapt_BR
dc.subjecttentaçãopt_BR
dc.subject.otherSedução na literaturapt_BR
dc.subject.otherPecado na literaturapt_BR
dc.subject.otherSangue na literaturapt_BR
dc.subject.otherVampiros na literaturapt_BR
dc.subject.otherBíblia e literaturapt_BR
dc.subject.otherStoker, Bram , 1847-1912 Drácula Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDrácula, Conde (Personagem fictício)pt_BR
dc.titleDracula's seductiveness as a representation of temptation and original sinpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dracula_s_seductiveness_as_a_representation_of_temptation_and_original__sin.pdf895.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.