Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7NVG9Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Fatores determinantes da adesão ao tratamento fonoterapêutico decrianças com necessidades especiais.
Autor(es): Karine Lara Vivas
Primeiro Orientador: Janete Ricas
Primeiro membro da banca : Stela Maris Aguiar Lemos
Segundo membro da banca: Zilda Maria Alves Meira
Resumo: Este estudo teve como objetivo Investigar a percepção dos cuidadores sobre os fatores determinantes de adesão ao tratamento fonoterápico de crianças portadoras de necessidade especiais. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, descritivoexploratório e tem, como cenário, a clínica escola AME, situada em Belo Horizonte /Minas Gerais, instituição que presta assistência a crianças carentes com necessidadesespeciais. Os sujeitos da pesquisa são 11 familiares (dez mães e um pai) responsáveis pelo cuidado diário das crianças. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, grupo focal, diário de campo do participante e diário de campo da pesquisadora, sendo utilizada a análise de discurso para tratamento dos dados coletados.Da análise dos discursos, emergiram sete temas com suas respectivas categorias: Processo de descoberta do problema da criança: ao nascimento, ao longo do tempo, por percepção da família, por informação dos profissionais de saúde; Reações frente ao diagnóstico e ao longo do tempo: susto/ choque, desespero / revolta, negação, tristeza,aceitação, receio, fé e religiosidade; Conseqüências do diagnóstico para a família: na relação com a criança, na relação do casal, na relação com os outros filhos e a família estendida, na rotina familiar; Dificuldade com a criança: no cuidado diário, no tratamento; Percepções quanto à participação no tratamento fonoterápico: do familiar cuidador, do companheiro (a), dos irmãos; Fatores dificultadores da continuidade daestimulação fonoterápica: acúmulo de atividades, levar para o tratamento, interferência de terceiros; Fatores facilitadores da continuidade da estimulação fonoterápica: crença na recuperação e apoio das pessoas, dos familiares e dos profissionais de saúde. Osresultados deste estudo demonstram a importância da forma como os pais tomam ciência do problema da criança e as conseqüências do diagnóstico na organização familiar e na relação com a criança, gerando atitudes de dedicação exclusiva e superproteção da criança; interferindo nas relações familiares com fortalecimento do vínculo ou aumento de conflito do casal; afastamento social da família, modificação da rotina familiar, abandono dos demais filhos, sobrecarga física e emocional. Osparticipantes relataram pouca participação familiar no tratamento com sobrecarga do cuidador principal, ao mesmo tempo em que destacaram o valor do apoio familiar, social e dos profissionais de saúde. Foram citados, como dificultadores do tratamento, a dificuldade de posicionamento da criança, a insegurança na realização da técnica, olevar a criança à clínica, sobretudo pelo transporte, e o acúmulo de atividades domésticas com as do tratamento. Como facilitadores, foram citados a crença na recuperação da criança e o apoio familiar, social e profissional. O estudo revela a relevância do envolvimento afetivo e do apoio, não somente do familiar cuidador, mas também dos demais membros da família, da comunidade e dos profissionais de saúde,para se otimizar a estimulação da criança, possibilitando uma melhor evolução fonoterapêutica. Recomenda-se a adequação do tratamento fonoaudiológico considerando-se a circunstância de cada família e as potencialidades de cada paciente, estabelecendo-se uma relação de diálogo entre terapeuta, família e paciente, além da criação de redes sociais de apoio e do reforço das já existentes.
Abstract: The objective of this study was to investigate the perception of caregivers on the determining factors of compliance to speech and hearing therapy for children with special needs. It is a qualitative descriptive-exploratory study carried out in the AME Clinical School in Belo Horizonte, State of Minas Gerais, Brazil, which provides care for underprivileged children with special needs. The research subjects are 11 family members (10 mothers and 1 father) who provide daily care for their children. Data was collected by a semi-structured interview, focus group, participant field diary, researcher field diary and discourse analysis was used to process the data collected. Seven themes arose with their respective categories: The process of discovering the childs problem after birth, over time, family perception, information from health workers; Reactions in the face of the diagnostic and over time; Surprise/shock, despair/revolt, denial, sadness, acceptance, fear, faith and religiousness; Consequences of diagnostic for the family relationship with child, relationship of couple, relationship with other sons and extended family, family routine; Difficulty with child daily care, treatment; Perceptions on participation in speech and hearing therapy of caring family, of partner, of siblings; Factors hindering continuity of speech and hearing stimulus numerous activities, taking for treatment, interference by outsiders; Factors facilitating continuity of speechand hearing therapy belief in the recovery and support from people, family members and health workers. The results of the study show the importance of the way parents become aware of the childs problem and the consequences of the diagnostic on family organization and the relationship with the child, generating attitudes of exclusive dedication and overprotection; interfering in family relations, strengthening the bond or increasing conflicts of the couple; social isolation of the family, modification of family routine, neglecting other children, physical and emotional overload. The participants reported little family participation in treatment with an overload for the main caregiver, while, at the same time, highlighting the value of family, social and health workers support. Hindrances to treatment mentioned were: difficulty to position the child,uncertainty in carrying out the technique, taking the child to the clinic, especially because of the transport and the accumulation of domestic activities and treatment activities. As facilitating factors, they mentioned the belief in the recovery of the child and family, social and health worker support. The study shows the relevance of emotional involvement and support, not only of the family caregiver, but also of the other members of the family, of the community and health workers, in order to optimizethe stimulation of the child, providing a better speech and hearing development. The adaptation of treatment to the situation of each family and the potential of each family is recommended, establishing a relationship of dialogue between the therapist, family and patient, as well as creating social networks of support and reinforcing those whichalready exist.
Assunto: Crianças portadoras de deficiência
Cuidadores/psicologia
Fonoterapia
Relações familiares
Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde
Pediatria
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7NVG9Q
Data do documento: 17-Mar-2008
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