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Type: Tese de Doutorado
Title: A inserção da noção de competências em cursos de graduação em Administração: O Discurso e a Prática em Instituições de Educação Superior Localizadas em Belo Horizonte; Minas Gerais
Authors: Simone Costa Nunes
First Advisor: Allan Claudius Queiroz Barbosa
First Referee: Alexandre de Padua Carrieri
Second Referee: Claudia Cristina Bitencourt
Third Referee: Talita Ribeiro da Luz
metadata.dc.contributor.referee4: Moema Miranda de Siqueira
Abstract: As recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Tendo em vista esse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa noção em cursos de graduação em Administração, com o intuito de contribuir com as reflexões acerca da formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudos de casos múltiplos, em 12 Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, a Pedagogia das Competências não norteia os cursos investigados, não tendo sido observada uma orientação sistematizada e articulada entre todos os elementos que compõem o processo de ensinoaprendizagem.
Abstract: Recent proposals for change in national education, in keeping with International tendencies in Education in the XXI Century have been incorporating the notion of competencies as the curricular organization and pedagogical projet guide at all levels of education in the conuntry.Bearing this scenario in mind, a study regarding the insertion of that Notion in undergraduate Administration courses has been proposed with the intent of contributing thought regarding the construction of competencies in higher education. It deals with qualitative research based on multiple case studies in 12 institutions of higher Educationlocated in Belo Horizonte, Minas Gerais. The results point out that there is a tendency to adopt a model of transmission of knowledge in detriment of the construction of competencies. Beside this, a proposal for articulating competencies through the practice of teaching was not evidenced. In this sense, Pedagogy does not direct the courses under study, there not having been observed a systematized and articulate direction among all the elements making up the teaching and learning process.
Subject: Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EMLE-72ZH3K
Issue Date: 25-Apr-2007
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