Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9Q4FQ9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Search-based product configuration in software product lines
Autor(es): Juliana Alves Pereira
primer Tutor: Eduardo Magno Lages Figueiredo
primer Co-tutor: Thiago Ferreira de Noronha
primer miembro del tribunal : Thiago Ferreira de Noronha
Segundo miembro del tribunal: Alessandro Fabricio Garcia
Tercer miembro del tribunal: Sebastián Alberto Urrutia
Resumen: Linha de produtos de software (LPS) é um método de engenharia de software para a criação de sistemas de software configuráveis que podem ser adaptados a uma variedade de conjuntos de requisitos. LPS comumente usa modelo de características para capturar e documentar as semelhanças e variabilidades de produtos. O principal desafio é derivar uma configuração de produto que satisfaça todos os requisitos do negócio e do cliente. Os requisitos dos clientes são normalmente negligenciados, embora a configuração do produto já foi investigada na literatura. Esta dissertação apresenta uma abordagem de engenharia de software baseada em busca para resolver o problema de encontrar a configuração de produto ótima que maximiza a satisfação do cliente. Este último é modelado como um problema de otimização. Um algoritmo exato e uma heurística são propostas para resolver o problema e implementado em uma ferramenta protótipo. Experimentos computacionais mostraram que o algoritmo exato pode encontrar a configuração ótima do produto para instancias reais da literatura e que a diferença entre o resultado heurístico e a solução ótima é de no máximo 3%.
Abstract: Software product lines (SPL) is a software engineering method for creating configurable software systems that can be adapted to a variety of requirements. SPL uses feature models to document the commonalities and variabilities of products. The key challenge is to derive a product configuration that satisfies all business and costumer requirements. Customer requirements are usually neglected, although product configuration has already been investigated in the literature. This dissertation presents a search-based approach to tackle the problem of finding the optimal product configuration that maximizes the customer satisfaction. The latter is modeled as an optimization problem. An exact algorithm and a heuristic are proposed to solve the problem and implemented in a prototype tool. Computational experiments showed that the exact algorithm can find the optimal product configuration for real-life instances found in the literature and that the optimality gap of the heuristic is at most 3%.
Asunto: Otimização combinatória
Computação
Engenharia de software
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9Q4FQ9
Fecha del documento: 6-may-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
julianaalvespereira.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.